Profa Dra. Helena Tânia Katz
Interessada em investigar a relação corpo e telas, é professora no Curso Comunicação das Artes do Corpo e no Programa em Comunicação e Semiótica, na PUC-SP, no qual concluiu o doutorado (1994), com a tese Um, Dois, Três. A Dança é o Pensamento do Corpo, publicada em 2005. Graduou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia e Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1971), e exerceu a função de crítica de dança por 40 anos (1977-2017), no jornalismo cultural impresso e na televisão. Coordena o Centro de Estudos em Dança-CED, que fundou em 1986, grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. Pesquisadora, professora, crítica e palestrante nas áreas de Comunicação, Artes do Corpo e Políticas para a Cultura e as Artes, desenvolve, em parceria com a Profa. Dra. Christine Greiner, a Teoria Corpomídia, na qual realiza uma nova etapa, com o projeto de pesquisa "Corpo, comunicação, política e tecnologia: os novos hábitos cognitivos regulam as formas de vida", iniciado em 2020.
graduate at Filosofia na Faculdade de Filosofia e Educação from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1971) and ph.d. at Comunication from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Has experience in Comunication, focusing on Comunication, acting on the following subjects: comunicação, dança, evolução, corpomídia and política cultural.
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Pesquisas
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Ensino
theses/dissertations advising
- De Daqui Prali para Daquiprali: uma leitura corpomídia dos fluxos de comunicacão corpo-cidade
- "Procura-se Denilto Gomes: um caso de desaparecimento no jornalismo cultural"
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- Modos do corpo se comunicar: o gesto na dança
- Fake news: a nova dramaturgia da comunicação
- O papel do livro de mesa na sociedade do espetácul
- Comunicação, educação e sistemas - experiências em comunicação oral
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- A POLÍTICA DA DANÇA DOS ANOS 90 EM FLORIANÓPOLIS.
- Apontamento para uma história evolutiva do movimento:uma colaboração com as questões contemporânea da dança
- Cartilha desarrumada: circuitações e trânsitos em Klauss Vianna
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- O novo ambiente midiático produzido pela editalização da cultura: o meio transformou-se em mediação
- Do cômico ao crítico nos processos de comunicação: o corpo do palhaço e a construção da criticidade nas mídias.
- A natureza da permanência: procesos comunicativos complexos e a dança
- As políticas do corpo contemporâneo: Lia Rodrigues e Xavier le Roy
- Modelo de Comunicação: a dança contemporânea carioca dos anos noventa
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- O papel do livro de mesa na sociedade do espetáculo
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- A política cultural em dança: Sesc Santos e a co-autoria cultural
- Corpulações: Informação, Comunicação, Movimento e contato.
- Jornalismo partidarizado: a Folha de S. Paulo nas eleições de 2010 e seus contrapontos na blogosfera
- MERCE CUNNINGHAM: PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO EM DANÇA
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- Formas de comunicação do corpo - Novas cartas sobre a dança
- Corpo Sitiado....., A Comunicação Invisível. Dança, Roda e Poéticas
- O que o artista faz com o que a televisão faz com a arte?
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- Cartografias midiáticas: o corpomídia na construção da memória da dança
- Dança e Música: a sonosfera como ambiente midiático
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- Entre o On e o Off: personalidades que se criam, a interação entre pessoas nas redes sociais
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- Comunicação em rede: a dança em Caxias do Sul 1997 a 2004
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- Políticas públicas no jornalismo cultural
- Dança, Hipermídia e Videogame: os corpos de fronteira do Grupo Cena 11
- Reality shows musicais: do corpo-candidato ao corpo-commodity
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- O Impacto do Estudo do Corpo na Formação do comunicador e em novas práticas empresariais
- POÉTICAS DE MULTIDÃO - AUTONOMIAS COLABORATIVAS EM REDE
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- APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA EVOLUTIVA DO MOVIMENTO: UMA COLABORAÇÃO COM AS QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA DANÇA
- "Cartografia política dos lugares teatrais da cidade de São Paulo - 1999 a 2004"
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- IMPROVISAÇÃO DANÇA COGNIÇÃO. OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO NO CORPO
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- Corpomídia e gênero: comunicação na prática instável da existência
- Ecos ancestrais da árvore dos efetos - estudos meméticos do genograma da família
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- Publicidade, mídia, leis de incentivo: da experiência cultural à experiência de marca
- Comunicar, Movere Aprender: o movimento como eixo da linguagem e da aprendizagem
- Estados Alterados de Consciência em Atemídia: o papel do corpo no trabalho do ator
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- Comunicação sem Objeto: Dança Contemporânea
- "Poéticas de Multidão: autonomias co(labor)ativas em rede
- Dança: Fronteiras. Uma ponte entre a prática e teoria, num diálogo entre arte e ciência
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- CORPULAÇÕES
- O Papel das Imagens nos processos de comunicação: ações do corpo, ações no corpo
- Comunicação sem objeto: dança contemporânea
- A Assimetria nos Processos de Comunicação: Natureza, Cultura e Dança
- Comunicar, mover e aprender: o movimento como eixo da linguagem e da aprendizagem
- Como você está? - Princípios da Comunicação Não-Violenta permeabilizando relações
- O papel das Imagens nos Processos de comuicação: ações do corpo, ações no corpo
- O papel das mídias na construção do corpo: mudanças na educação
- A dança como tessitura do espaço
- Deslocar para permanecer: implicações políticas das redes digitais nos processos criativos colaborativos
- Comunicação plurimidiática ou comunicação de massa? As metáforas coloniais na divulgação da Royal Academy of Dance no Brasil
- `(Sopa de) carne, osso e silício. As metáforas (ocultas) da dança-tecnologia`
- A comunicação na desglobalização: perspectiva latino-americana
- Estratégias de persuasão em propaganda : cognição e consciência
- Por trás da cena: as relações entre televisão e os espetáculos teatrais apresentados na cidade de São Paulo entre 1991 e 2012
- A midiatização das companhias oficiais de dança no Brasil: ecos de comunicação entre público e privado
- Eutonia - um processo de comunicação9 no corpo
- O Stress e os Processos de Comunicação do Corpo
- Comunicação, corpo e territorialidades: o declínio das narrativas globalistas
- Beautiful Agony: Uma leitura biopolítica da pós-pornografia digital
- Comunicação em Rede:a dança em Caxias do Sul de 1997 a 2004
- Luz e Cena : Processos de comunicação co-evolutivos
- A formação do balé brasileiro e a crítica jornalística: nacionalismo e estilização
- O Espaço Como Vetor da Comunicação: Dança e Contemporaneidade
- Morse de Sangue
- A possibilidade da realidade objetiva na imagem: a comunicação na experiência estética em sua via negativa
- "Dança e Cultura: A Experiência do Grupo de Dança Raízes".
- Processos de Comunicação Teatral - A poética do espaço de Anne Ubersfeld
- O pastorado e o Partido dos Trabalhadores na des(continuidade) do modelo partidário brasileiro
- Uma fábrica de mentiras: a (in)comunicação da economia da dança
- So You Think You Can Dance? - a dança na TV como corpomídia da competência neoliberal
- Estratégias de persuasão em propaganda : cognição e consciência
- O Que a Base Nacional Comum Curricular Comunica: Processos, Sujeitos e o Ensino de Arte na Educação Básica
- Por trás da cena: as relações entre televisão e espetáculos teatrais
- A nova comunicação do corpo cristão: a transformação da imagem do corpo sagrado na mídia
- A adaptação barroca de Dom Casmurro para Capitu: do livro ao corpo na tv
- DESLOCAR PARA PERMANECER: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS DAS REDES DIGITAIS NOS PROCESSOS CRIATIVOS EM DANÇA
- Eutonia: Um processo de comunicação no corpo
- Reunindo Vigilância, Controle e Democracia: relações entre Panóptico, Marco Civil da Internet e Direito Digital Aplicado
- Espaços de Cultura enquanto convocadores biopolíticos: a cultura se comunica como ação e não como adjetivo
- Escrevendo o movimento com a luz: a fotografia de dança questiona o fotojornalismo
- Nina Verchinina e a dança moderna brasileira: o papel da crítica jornalística na formação de um pensamento em dança
- Dispositivos Tecnológicos, Programação Cultural, Comunicação Crítica
- O que o artista faz com o que a TV faz da arte?
- A comunicação do corpo diferente: a dança como dissolução do seu estigma
- A Comunicação começa no Corpo
- O Papel da Mídia Impressa no Embate: Marketing Cultural X Marketing Social
- A Crise (?) da Crítica no Tempo dos Fundamentalismos
- A Fala Pautada pelos Novos Hábitos Cognitivos
- Cartografia do minúsculo conhecimento artístico
- Macunaíma somos nós
- Performance Urbanas- Interdisciplinaridade entre a Dança e as Artes Visuais
- Deslocamentos Armoriais: da afirmação épica do popular na
