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Ricardo Rodrigues Dutra

Doutor e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) com especialização em Demografia e Métodos Quantitativos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Psicologia pela UFMG, atua nas áreas de planejamento, gestão e monitoramento de políticas públicas, com foco na gestão da informação e análise e ciência de dados. Já atuou como gestor de programas e projetos nas áreas de Desenvolvimento e Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Transferência de Renda (Bolsa Família e Cadastro Único) e Desenvolvimento Humano. Desde 2013 (até atualmente) é servidor no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), já tendo trabalhado na Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), na Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e na Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC). Atualmente atua como Coordenador-geral de Territorialização e Proteção Básica no Domílio Substituto, tendo, anteriormente, atuado como Analista e Coordenador-geral substituto de Monitoramento e Gestão da Informação no Departamento de Atenção à Primeira Infância (DAPI/SNAPI) na Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância. Anteriormente trabalhou como Analista/Cientista de Dados no Departamento do Cadastro Único (DECAU/SAGI), Coordenador-geral Substituto e Coordenador de Gestão da Informação no Departamento de Benefícios Assistenciais (DBA/SNAS), Assessor no Departamento de Gestão do SUAS (DGSUAS/SNAS) e Analista de Políticas Públicas no Departamento de Avaliação (DA/SAGI). Entre 2009 e 2012, concomitantemente ao doutoramento, trabalhou como consultor/assessor em projetos internacionais em Timor-Leste (United Nations Development Programme), Kenya (Department for International Development) e Angola (United Nations International Children's Emergency Fund). Ocupou, de julho de 2005 a outubro de 2008, o cargo de Coordenador-geral do Cadastro Único no Ministério de Desenvolvimento Social onde coordenou a construção do novo formulário do Cadastro Único em uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Trabalhou, em 2009, como consultor na SNAS em projeto que envolveu, além da UNICEF, também a FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz) na construção de indicadores de vulnerabilidade social. Anteriormente coordenou o projeto Consórcio Social da Juventude, uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo Federal e ocupou o cargo de Gerente de Desenvolvimento Sócio-Econômico no governo municipal, além de diversos trabalhos anteriores como consultor técnico e gestor de políticas públicas.
Phd and Master in Social Sciences from the Pontifical Catholic University of Minas Gerais (PUC-Minas) with specialization in Demography and Quantitative Methods from the Federal University of Minas Gerais (UFMG). Graduated in Psychology from UFMG, he works in the areas of planning, implementation and management of public policies, with a focus on information management and analysis and data science. He has worked as a program and project manager in the areas of Development and Social Assistance, Work, Employment and Income, Income Transfer (Bolsa Família and Cadastro Único) and Human Development. Since 2013 (until present) he has been a servant at the Ministry of Social Development (MDS), having already worked at the Secretariat for Evaluation and Information Management (SAGI), at the National Secretariat for Social Assistance (SNAS) and at the National Secretariat for Citizenship Income ( SENARC). He was general coordinator and currently works as a monitoring and information management analyst at the Department of Attention to Early Childhood (DAPI/SNAPI). Previously, he worked as a data/information analyst at the Single Registry Department (DECAU/SAGI), General Coordinator and Information Management Coordinator at the Assistance Benefits Department (DBAP/SNAS), Advisor at the SUAS Management Department (DGSUAS/SNAS ) and analyst in the Evaluation Department (DA/SAGI). Between 2009 and 2012, concurrently with his PhD, he worked as a consultant/adviser on international projects in Timor-Leste (United Nations Development Programme), Kenya (Department for International Development) and Angola (United Nations International Children's Emergency Fund). From July 2005 to October 2008, he held the position of General Coordinator of the Single Registry at the former MDS, where he coordinated the construction of the new Single Registry form in partnership with the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the Instituto of Applied Economic Research (IPEA). In 2009, he worked as a consultant at SNAS in a project that involved, in addition to UNICEF, FioCruz (Oswaldo Cruz Foundation) in the construction of indicators of social vulnerability. Previously, he coordinated the Youth Social Consortium project, a partnership between Belo Horizonte City Hall and the Federal Government, and held the position of Socio-Economic Development Manager in the municipal government, in addition to several previous jobs as a technical consultant and public policy manager.

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