A professora pesquisadora vem se dedicando ao longo de sua caminhada profissional e acadêmica à pesquisa, investigação e criação de praticas alfabetizadoras mais favoráveis ao processo de aprendizagem das crianças das classes populares. Interesse
e preocupação investigativa que acompanha a pesquisadora desde a sua graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990). Durante o mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004) realizou pesquisa orientada pela pela professora Dra Maria Teresa Esteban. Pesquisa dedicada a investigação dos saberes de meninos e meninas marcados pelo fracasso escolar, que foi concluída com a escrita da dissertação "Aprendendo a ensinar com alunos e alunas marcados pelo fracasso escolar : alinhavando retalhos da caminhado ". A professora pesquisadora foi coordenadora e professora do Projeto Investigativo de Inclusão Lendo e Escrevendo do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro- ISERJ. Um projeto desenvolvido nos anos inicias do Ensino Fundamental do ISERJ, Atualmente , exerce a docência na função de professora assistente no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/ CAP-UERJ. Compõe a coordenação e atua como Membro do GEFEL-Grupo de Estudo e Formação de Escritora e Leitores desde 1995. Grupo formado por alfabetizadoras e alfabetizadores que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental . Membro e coordenadora do Coletivo de Alfabetizadoras das/nas Classes Populares , coletivo interinstitucional (CAp UERJ, FEBF, SMs e CAp UFRJ) formado por professoras que exercem a docência alfabetizando estudantes das classes populares. Tem experiência na área de Educação, onde atua, pesquisa e publica no âmbito do ensino aprendizagem dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Formação inicial e continuada de professoras/professores. O seu foco está no seguintes temas: Alfabetização das crianças das classes populares. Investigação dos saberes de estudantes marcados pelo fracasso escolar. Processos de inclusão-exclusão escolar. A escrita entre outras linguagens no processo de alfabetização. Oralidade, leitura e escrita,Fracasso-êxito escolar. Autobiografias docente e discente.
graduation at Pedagogia from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990) and master's at Education from Universidade Federal Fluminense (2004). He is currently full professor at Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: linguagem escrita, diferentes linguagens, alfabetização, pratica investigativa and fracasso escolar.