Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2004), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008), mestrado em Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG (2008), doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP (2013), pós-doutorado em Educação pela USP (2020). Atualmente é professora associada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS, onde atua desde 2010 junto aos cursos de licenciatura (Pedagogia, Educação do campo, Filosofia, Ciências Sociais, História e Geografia) da instituição. É docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS e orienta pesquisas de iniciação científica e mestrado. É parecerista ad hoc de revistas científicas nacionais e internacionais. Realiza pesquisas nos campos da psicologia do desenvolvimento e da educação. Já atuou como consultora e professora formadora da Comissão de Ética da Presidência da República/CEP (biênio 2015-2016) abordando temas como ética, educação socioemocional e em valores, escuta sensível e conflitos interpessoais em cursos voltados a professores universitários e outros profissionais que atuam em instituições públicas federais. Desenvolve ações de pesquisa e extensão com os seguintes temas: projeto de vida, narrativa, memória, imaginação criadora, (trans)formação identitária; alteridade, violências; sexualidades, gêneros; processos de in/exclusão educacional; interseccionalidades, direitos humanos; democratização da universidade e da escola pública brasileira; formação docente e aprendizagem da docência; infância e juventude.
graduate at Psicologia from Universidade Federal de Minas Gerais (2004), master's at Paediatrics from Universidade Federal de Minas Gerais (2008) and master's at Education from Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2007). Has experience in Psychology, focusing on Group Processes and of Communication, acting on the following subjects: saúde, adolescência e juventude, educação afetivo-sexual, programa saúde da família, saúde pública, and ações educativas continuadas.