Prof. PhD. Associado. Artes (UFF). Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, linha de pesquisa-ação Lugar-Política e Institucionalidade. Estudos transdisciplinares com abordagem fenomenológica sobre práticas curatoriais, artísticas e pedagógicas nas reconfigurações contra-coloniais do sentido público das artes e suas institucionalidades no contemporâneo. Grupo de Pesquisa: 'Y'nterfluxes Contemporâneos das artes-comunidade-Natureza - CNPq. Co-Editor Revista Mesa (www.institutomesa.org). Curador Geral/diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) de 2005-2008 e 2013-2016. Mestrado em Studio Art and Environment na New York University (1993) e PhD em Arte e Educação pela New York University (2006) Co-Editor Revista Mesa (www.institutomesa.org).
No MAC Niterói desenvolveu projetos curatoriais com foco nas interfaces experimentais entre arte, educação e sociedade e o diálogo entre a arquitetura circular de Oscar Niemeyer, suas relações com a paisagem da Baía de Guanabara. A partir dessas relações desenvolveu vários estudos curatoriais com exposições da coleção MAC João Sattamini, tais como, Poéticas do Infinito (2005) e Abrigo Poético de Lygia Clark (MAC, 2006). Pós-doutorado com Fred Evans ? CIQR (Center of Interpretive and Qualitative Research) da Universidade de Duquesne ? Pittsburgh, EUA (2011-12) desenvolvendo estudos sobre os "dilemas éticos" para as políticas curatoriais e pedagógicas nas reconfigurações do sentido público das arte e suas institucionalidades no contemporâneo. Entre 2013 e 2016, retorna à direção e curadoria do MAC Niterói, destacando ainda as exposições desenvolvidas pela convergência específica entre as práticas artísticas e pedagógicas contemporâneas, a Coleção João Sattamini/MAC Niterói, a arquitetura e as questões ambientais que envolvem a Baía de Guanabara, nas exposições Diálogos entre Lygia Clark e Oscar Niemeyer ? tudo que é concreto se dissolve no ar (2014); Re-Existência da Arte e Política (2014). As curadorias se ampliam em colaborações internacionais, tais como Joseph Beuys: Res-Pública ? Conclamação para uma Alternativa Global (2013), colaboração com o Coletivo Frances Libanês : Suspended Spaces (2014), e Isaac Julien ? Ten Thousand Waves (2016) como parte da exposição Baía de Guanabara: águas e vidas escondidas, celebrando os 20 anos do MAC, afirmando a vocação do museu para a Arte Ação Ambiental. Destacam-se outras curadorias para o MAC Niterói, tais como, Suzana Queiroga: Olhos d?água (Prémio Marcantonio Villaça, 2013), Edmilson Nunes ? A Felicidade às Vezes (2013) mora aqui (projeto especial na varanda com ocupação coletiva de artistas); Carlos Vergara: Sudário (2013).
master's at Artes from New York University (1993) and doctorate at Arte e Educação from New York University (2006). Has experience in Microelectronics, acting on the following subjects: arte contemporânea, arte - museus: estudos curatoriais e educação, arte, arte - museus: curadoria e educação - mudanças de and curadoria e educação - mudanças de paradigmas.