João Roberto Barbosa
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1970), tem mestrado em Matemática Aplicada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1973) e doutorado em Thermal Power - Cranfield Institute of Technology (Cranfield University) (1987), além de diversos cursos de aperfeiçoamento no ITA e no exterior.
Aposentou-se como Professor Associado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Dedicou a vida profissional à formação de recursos humanos para o desenvolvimento de tecnologia de projeto de turbinas a gás, de temas relacionados a elas e à pesquisa para o desenvolvimento de tecnologia nacional de turbinas a gás.
Tem se empenhado no desenvolvimento de ações visando ao convencimento, por demonstração de resultados já obtidos por Instituições de Ensino e de Pesquisa nacionais, de que o País tem capacidade para projetar, fabricar, ensaiar e desenvolver turbinas a gás, faltando apenas persistência e investimentos em infraestrutura de um modo geral.
Para tanto, tem participado do desenvolvimento de diversos projetos na área de turbinas a gás, culminando com o projeto, fabricação, ensaios e desenvolvimento de uma Turbina Aeronáutica de Pequena Potência (TAPP), através do qual foi especificada, projetada e fabricada, pela empresa TGM Turbinas, uma turbina a gás de 5 kN de empuxo. Esta turbina está instalada em banco de ensaios de desenvolvimento no DCTA, tendo alcançada a rotação nominal e o desempenho esperado.
Da versão turbojato em desenvolvimento deverá ser produzida uma versão turboeixo/turboélice na faixa de 1,2 MW de potência de eixo.
Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Máquinas de Fluxo, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação numérica de componentes e de máquinas em geral, turbinas a gás (projeto e simulação numérica), compressores axiais e centrífugos (projeto e simulação numérica), identificação de falhas em turbinas a gás, integração motor-aeronave, estimativa de ruído de turbinas a gás. No ITA e em outras Instituições nacionais e estrangeiras orientou trabalhos de graduação, de mestrado, de doutorado e de pós-doutorado, bem como participou de bancas para exame de trabalhos de graduação, de mestrado, de doutorado, bem como de concursos públicos.
Mais recentemente tem desenvolvido programas computacionais para projeto de compressores centrífugos para compressão de CO2 supercrítico.
Após aposentadoria por exigência legal, por idade, dedica-se a rever sua produção técnico-científica, com o intuito de torna-la mais amigável a leitores iniciantes e disponibilizá-la em sua página na Internet. Informações pormenorizadas sobre sua atuação podem ser encontradas em www.turbinasagas.com.br
Notar que os e-mails antigos não existem mais e que este site está sendo revisto e reconstruído.
Contatos:
Turbinasagas.com.br
Graduated in Mechanical Engineering from the ?Júlio de Mesquita Filho? State University of São Paulo - UNESP (1970), holds a Master's degree in Applied Mathematics from the Technological Institute of Aeronautics (1973) and a PhD in Thermal Power - Cranfield Institute of Technology (Cranfield University) (1987), as well as several post graduate courses at ITA and abroad. He retired as Associate Professor of the Technological Institute of Aeronautics. He dedicated his professional life to the training of human resources for the development of gas turbine design technology, topics related to them and research for the development of national gas turbine technology. It has been committed to the development of actions aimed at convincing, by demonstrating results already obtained by national Educational and Research Institutions, that the country has the capacity to design, manufacture, test and develop gas turbines, lacking only persistence and investments in infrastructure.
To this end, it has participated in the development of several projects in the area of gas turbines, culminating in the design, manufacture, testing and development of a Small Power Aeronautical Turbine (TAPP).A 5 kN thrust gas turbine was specified, designed and manufactured by the company TGM Turbinas. This turbine is running in a development test bench at DCTA, having achieved the nominal rotational speed and design performance. A turboshaft/turboprop version in the 1.2 MW axle power range is expected to be produced from the turbojet version under development.
He has experience in Aerospace Engineering, with emphasis on Flow Machines, working mainly on the following topics: numerical simulation of components and engines in general, gas turbines (numerical design and simulation), axial and centrifugal compressors (numerical design and simulation), identification of failures in gas turbines, engine-aircraft integration, noise estimation of gas turbines.
At ITA and other national and foreign institutions he has supervised undergraduate, master's, doctoral and postdoctoral work, as well as participated of examination of undergraduate, masters, doctoral, as well as employees admission to universities.
He is engaged in the development of computer programs for the design and performance evaluation of centrifugal compressors for supercritical CO2 compression. He is also dedicating to reviewing its technical-scientific production, in order to make it friendlier to beginning readers and make it available on his website.
Detailed information about its performance can be found at www.turbinasagas.com.br (Note that the old emails no longer exist and that his site is being reviewed and rebuilt).
Contacts: Turbinasagas.com.br
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