Publicações no BrCris
 

Lis Paim Duarte

Montadora audiovisual e professora universitária. Mestra em Artes pelo PPGArtes da Universidade Federal do Ceará (2017), financiada por bolsa Capes, com a pesquisa "Montar uma Ruína: Clube Alagoinha", que aborda o processo criativo da montagem audiovisual e as suas relações com o campo de estudo contemporâneo das ruínas urbanas e do arquivo. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (2007) e formação técnica em montagem, som e corte de negativo em moviola pelo Centro Profesional del Sindicato de la Industria Cinematográfica Argentina (2011). Atua profissionalmente no campo do Cinema desde 2006, realizando e montando filmes, exibindo-os em cineclubes e mostras, ensinando em Ong's e escolas e coordenando projetos como gestora cultural na esfera pública. A sua produção artística tem se direcionado à investigação da poética da montagem e à prática como montadora de filmes de ficção, documentários e instalações, entre trabalhos como: "Maré Viva" (Dir. Alice Jardim e Lis Paim, doc, 2013); "Práticas de Fronteira" (De Flora Paim e Ivana Amorim, instalação, 2015); "Montar uma Ruína: Clube Alagoinha" (2018) - arquivo audiovisual e instalação autoral exposta no Museu de Arte Contemporânea do Ceará e na Pinacoteca Universitária de Alagoas; "A Barca" (Dir. Nilton Resende, fic, 2020), filme finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e que acumula participações em cerca de 100 festivais nacionais e internacionais de 23 países e mais de 30 prêmios; "Sombra do Tempo" (Dir. Naiana Magalhães, doc, 2020), exibido no Cine Ceará e no Salão de Abril; e "Chão de Fábrica" (Dir. Nina Kopko, fic, 2021), vencedor de 32 prêmios, entre eles o de melhor montagem no 54º Festival de Brasília, melhor curta brasileiro de 2021 pela ABRACCINE e 13 prêmios de melhor curta, incluindo os Festivais de Havana, Fribourg, Brasília, Rio, Cine Ceará e Manaus. Entre 2017 e 2021 coordenou o Laboratório CENA 15 de roteiros da Escola Porto Iracema das Artes/Instituto Dragão do Mar, em Fortaleza, um espaço público de formação em dramaturgia audiovisual e de desenvolvimento de roteiros de longa-metragem de ficção em nível nacional, idealizado pelos cineastas brasileiros Karim Aïnouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado. Entre 2008 e 2013 fundou e integrou o Tela Tudo Clube de Cinema, um cineclube e coletivo de experimentação que realizava filmes e projeções audiovisuais em diferentes superfícies e espaços urbanos de Alagoas; e foi também curadora e editora de vídeo do projeto de cinema itinerante "Acenda Uma Vela", coordenado pelo cineasta Hermano Figueiredo, que promovia sessões de cinema em velas de embarcações no litoral e nas margens de lagoas e rios do estado. Neste mesmo período, como militante cineclubista, atuou na organização de cerca de 40 cineclubes, junto com Nataska Conrado, a partir da formação da Rede de Cineclubes Alagoanos, já tendo ministrado oficinas de cinema e formação cineclubista em Alagoas através do Tela Tudo, Cineclube Ideário, Sesc-AL e Programa Cine + Cultura (MinC). Entre 2008 e 2010 integrou a diretoria Regional do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas de Alagoas (ABD&C-AL) e coordenou o Núcleo de Produção Digital de Alagoas (NPD-AL), da Rede Olhar Brasil do Ministério da Cultura, durante o período em que este realizou, mensalmente, oficinas de capacitação para cinema. Atualmente, é docente de disciplinas de montagem, pós-produção e realização cinematográfica do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor) e coordena o Cine Experiência Lab, o laboratório de curtas-metragens de ficção do curso, além de prestar consultorias de montagem a projetos de filmes.
bachelor's at Comunicação Social - Jornalismo from Universidade Federal de Alagoas (2008). Has experience in Arts, focusing on Cinema

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •