Moacir Gracindo Soares Palmeira é Doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris (1971). É professor titular aposentado e professor colaborador voluntário da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi pesquisador 1 A do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq). Exerce suas atividades no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, UFRJ, Rio de Janeiro, desde 1970.
Fora da Universidade, foi assessor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) entre 1978 e 1989 e diretor de Recursos Fundiários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (julho de 1985-julho de 1986).
Como pesquisador, durante anos de 1970 e 1980, desenvolveu estudos sobre as transformações contemporâneas da plantation açucareira no Nordeste brasileiro e sobre as mobilizações camponesas nos anos que se seguiram ao golpe militar de 1964.
No início dos anos 2000, realizou, junto com outros cientistas sociais, uma extensa investigação sobre os assentamentos de reforma agrária no Brasil, de que resultou o livro Impactos dos Assentamentos: um estudo sobre o meio rural brasileiro, Unesp/Nead, Brasília, 2004. Atualmente, é um dos coordenadores do projeto ?Memória Camponesa?, voltado para o registro visual e sonoro de depoimentos de líderes e militantes das lutas anteriores a 1964 e daquelas do período de resistência ao regime militar. É também um dos responsáveis pelo projeto ?Sociedade e Economia do Agronegócio?, uma tentativa de dar conta de todo o (os) conjunto (s) de posições e de oposições sociais que permitem o chamado agronegócio existir como existe. A partir do final dos anos 1980, tem estado voltado para o estudo da política de uma perspectiva antropológica. Entre 1998 e 2005, dirigiu o projeto ?Uma Antropologia da Política: rituais, representações e violência?, reunindo pesquisadores da UFRJ, da UFC e da Universidade de Brasília. No âmbito desse projeto, organizou, com César Barreira, a coletânea Política no Brasil: visões de antropólogos, Relume-Dumará/NuAP, Rio de Janeiro, 2006, e publicou, com Beatriz Heredia, o livro Política Ambígua, Relume-Dumará/NuAP, 2010. É membro do conselho consultivo da coordenação do Núcleo de Antropologia Da Política (NuAP)