Melissa Heberle Diedrich
Desde 2021 é Coordenadora do Polo Universitário de apoio presencial de Lajeado-RS da Universidade Aberta do Brasil, com oferta de cursos de graduação e pós-graduação EaD. Docente do IFSul Câmpus Lajeado, área de língua portuguesa e inglesa, no ensino técnico e superior. Homenageada de turmas do Técnico Subsequente em Administração, no qual atuou de 2014 a 2021. Doutora em Ciências: ambiente e desenvolvimento, com disciplinas no Programa de pós-graduação em Ensino, pela UNIVATES, e com aproveitamento como aluna especial da Rede Internacional La Salle. Mestra em Letras-Estudos da Linguagem: Linguística pela UFRGS. Cursou 5 cursos de especialização pela UFPI: Especialista em Linguagens, Ciências da Natureza, Humanas, Sociais Aplicadas, Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho; e Especialista em Currículo e Prática Docente dos Anos Iniciais. Licenciada em Letras: português-inglês e Formação Docência Português língua adicional para estrangeiros-PLA (UNIVATES). Possui formação exigida pelo MEC para o Ensino Bilíngue. Pós-graduada Aperfeiçoamento em Psicopedagogia clínica e institucional (690h). Complementação em Pedagogia (FASUL). Auxiliar Pedagógico e Inspetor Escolar (UFV). Formação em Educação Especial Inclusiva e Atendimento educacional especializado-AEE (1000h). Magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais (Colégio Castelinho); e Ensino Fundamental (Escola Normal Madre Bárbara). Realizou mais de 20 cursos de Aperfeiçoamento, como Supervisão Escolar e Mentoria de Diretores Escolares. Formações internacionais em Docência da Língua Inglesa: King's College London (levels 1-2; English for Healthcare); Cengage Learning (levels 3-4); British Council (Teaching and Assessing Core Skills; Study UK: guide for Education Agents); Macquarie University (IELTS; PTE Academic Speaking Skills); Study Melbourne (Best Practice for Education); Cambridge Exprerience. Certificação internacional e intercâmbio acadêmico em Español (UDELAR-Uruguai). Proficiente Nível Stricto Sensu em Língua Inglesa (UFRGS, UNISC, UNIVATES) e Língua Espanhola (UNIVATES). Estudou francês, latim, libras e tupi-guarani. Docente efetiva do Estado do Rio Grande do Sul e do Município de Lajeado (2002-2011). Professora tutora EaD da UAB/UFRGS na pós Aperfeiçoamento de professores em Tecnologia da Informação e Comunicação Acessíveis (2009-2011). Docente efetiva da Faculdade La Salle Estrela (2010-2011) e dos Câmpus Ibirubá e Farroupilha do IFRS (2011-2014). Atuação como revisora linguística de dissertações e teses (UFSM) e de redação de vestibular (UFRGS, IFRS, IFSUL, UNILASALLE, UNIVATES). Na gestão escolar já atuou como coordenadora pedagógica: do Ensino Médio Integrado nos cursos técnicos em Agropecuária, Informática e Mecânica (2013); dos Programas Mulheres Mil e PRONATEC (2014-2015); e do polo UAB (2021-2023). Colaboradora voluntária da UNIVATES (2009-2021). Membro de banca de concursos (seleção de docentes e trabalhos de conclusão) desde 2012. Avaliadora MEC de Reconhecimento de Saberes e Competências I (especialização), II (mestrado) e III (doutorado) dos docentes da rede federal desde 2014. Foi membro do Colegiado do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, avaliado com nota 5 (máxima) pelo MEC (2020 -2023). Membro das Comissões Organizadora e Científica do Seminário Saberes em Educação desde 2020. Membro do Fórum dos Coordenadores de Polo UAB (FECOUABRS) desde 2021. Tradutora. Autora e revisora de periódicos científicos Qualis A e B. Autora de livros sobre comunicação, educação, história, léxico, linguística e literatura. Publicou mais de 25 trabalhos em eventos acadêmicos e 20 artigos em periódicos científicos e livros diversos. Temas de interesse: letramento; idiomas e léxico; ensino bilíngue; coordenação pedagógica; gestão da educação; educação e história ambiental; educomunicação; educação especial e inclusiva; neuro/psicopedagogia. Contatos: melissaheberle@ifsul.edu.br (institucional) ou lj-uab@ifsul.edu.br (coordenação UAB).
graduate at Letras - Licenciatura Plena, Português/Inglês from Centro Universitário Univates (2005). Has experience in Language, focusing on Language
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos