Professora do Departamento de Práticas Educacionais e Currículos do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( DPEC/CE/UFRN) na área de Didática e ensino de Língua Portuguesa. Obteve os diplomas de graduação em Pedagogia (1985) pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina (FAFIDIA), de Mestrado em Educação (1999) e de Doutorado em Educação (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio doutoral (sanduíche, FAPEMIG/2008) sob a orientação da Dra. Elsie Rockwell no Departamento de Investigaciones Educativas (DIE) do CINVESTAV, México. Foi professora na FAFIDIA (1989-2001), na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/Uemg 2002-2016) e no Programa de pós-graduação em Educação da Uemg, universidade na qual foi foi Pró-reitora de Extensão (2011 ? 2015). Integra, desde sua criação em 2003, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (NEPEJA/FaE/Uemg), no interior do qual realizou projetos de pesquisas e de extensão voltados para Educação de Jovens e Adultos de assentamentos de reforma agrária, em parceria com movimentos sociais e sindicais, participando do movimento da Educação do Campo desde 1998, publicando livros e artigos, em sua maioria, em co-autoria. Na UFRN, desde 2016, segue atuando na Educação do Campo, com projetos de pesquisa e extensão voltados para os letramentos nos anos iniciais. Atualmente, está coordenando um trabalho, ainda inicial, de sistematização, registro e publicação de materiais didático-pedagógicos produzidos por professores/as que atuam em escolas indígenas do RN em colaboração com professores/as e lideranças indígenas.
graduate at Pedagogia from Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina (1985), master's at Education from Universidade Federal de Minas Gerais (1999) and ph.d. at Education from Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: educação do campo, rural, educação de jovens e adultos, alfabetização and leitura.