Publicações no BrCris
 

Pedro Xavier da Silva

Doutor em Administração (Linha Produção e Desenvolvimento) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (2019), orientado pelo prof. Dr. Silvio Cário. No estudo intitulado Fortalezas Slow Food: Uma Análise Institucional se lançou mão dos arcabouços Institucionalista, Neo-Schumpeteriano e da Nova Sociologia Econômica com fins de compreender o processo de consolidação de Redes Agroalimentares Alternativas no ambiente rural brasileiro.
Médico Veterinário (UFRGS - 2010), atualmente atua como pesquisador nas áreas de Segurança Alimentar e Nutricional, Análise de Cadeias Agroalimentares, Perdas e Desperdícios de Alimento e Redes Agroalimentares Alternativas. Durante a graduação direcionou seus estudos para a área de Produção Animal. Conselheiro (2017-2019) no CONSEA-SC pelo Movimento Slow Food e Primeiro Secretário na gestão 2019-2021.
Pós - graduado em Gestão e Estratégia de Negócios (ESPM-2012). Membro da equipe de gestão do projeto de extensão Alimentos Bons, Limpos e Justos: Ampliação e Qualificação da Participação da Agricultura Familiar Brasileira no Movimento Slow Food (SEAD/UFSC/Slow Food).
Após cinco anos de experiência na indústria avícola como médico veterinário, retomou à academia em busca da construção de uma crítica a aspectos socioambientais relacionados ao sistema agronegocial vigente.
Mestre em Agronegócios (CEPAN/UFRGS - 2015), orientado pelo Prof. Dr. Paulo Dabdab Waquil. O estudo elaborado neste período (no qual participou do grupo de pesquisas Núcleo de Estudos em Economia Agrária, atuando no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos direcionados à linha Análise Sócio-Econômica de Cadeias Agroindustriais) intitulou-se "Falhas Organizacionais em um Projeto de Reaproveitamento de Resíduos Alimentares via Suinocultura".
Os projetos em andamento estão relacionados ao vínculo entre cadeias curtas e Redes Agroalimentares Alternativas (Espaço Tipiti, Células de Consumidores Responsáveis e Coznha Mãe da Chico/Projeto Caracol), suas oportunidades em desenvolvimento rural e a possível mitigação de externalidades negativas vinculadas aos padrões produtivos da agricultura brasileira, como as perdas e desperdícios, as dificuldades competitivas para agricultores familiares e a concentração produtiva, de renda e de terra.
Coordenador técnico do projeto "Slow Food na defesa da Sociobiodiversidade e Defesa da Cultura Alimentar Baiana' (Slow Food/SDRBahia/FIDA).
graduation at Medicina Veterinária from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), master's at Multidisciplinary from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) and doctorate at Administration from Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Has experience in Zoothecny, focusing on Zoothecny, acting on the following subjects: instituições, avicultura, hábitos, falhas organizacionais and redes agroalimentares alternativas.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •