Erika Virgilio Rodrigues da Cunha
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), formada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Educação também pela UFMT, Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondonópolis. Pós-doutoranda na linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura, do PROPEd-UERJ, supervisionada por Alice Casimiro Lopes, a partir de 13/04/2023, no âmbito do grupo de pesquisa Políticas de currículo e cultura. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu - UFMT), Campus de Rondonópolis, de agosto de 2017 a julho de 2019. Foi 2 vice-presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), no pleito 2019-2020, e 3 Vice-presidente da gestão 2021-2022. Coordenou o GT 12 - Currículo da Regional Centro-Oeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) (2021-2022), É parecerista Ad Hoc do GT 12 - Currículo da Anped e membro do Comitê Científico da Anped (2021-2023). Lidera o Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo e Alteridade (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7093986133974601) na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Coordena o projetos de pesquisa Articulações discursivas na tradução da BNCC do ensino fundamental em Mato Grosso (2023-2024). Orienta 07 alunos de Mestrado. Suas pesquisas se apoiam nas discussões pós-estruturais derridianas e na perspectiva pós-fundacional da teoria do discurso, com realce para noções como tradução, contingência e contexto no estudo de políticas de currículo autodenominadas democráticas. No ensino de graduação ministra as disciplinas Currículo e Teorias da Educação e da Pedagogia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6648-5261
master's at Education from Universidade Federal de Mato Grosso (2005). Has experience in Education, acting on the following subjects: profesor curriculista, ciclos, prática curricular, inovação, prática curricular, ciclos, formação centrada na escola and política curricular.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos