Massimo Di Felice
graduate at Sociologia from Universita degli Studi La Sapienza (1993) and ph.d. at Comunication from Universidade de São Paulo (2001). Has experience in Comunication, acting on the following subjects: comunicação em rede, comunicação, novas formas do habitar, pós-política and comunicação indígena.
É professor titular da Universidade de São Paulo, ministrando aulas no Programa em Ciências Ambientais (PROCAM-USP) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP) e na graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2. Possui graduação em Sociologia - Università degli Studi La Sapienza (1993), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Paris Descartes V, Sorbonne (2012). É professor visitante nas Universidades, Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França), Universidade Lusófona (Portugal). Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Comunicação, nos últimos anos, suas pesquisas vêm aprofundando o estudo das redes complexas em três dimensões. A primeira, o estudo das alterações da condição habitativa, a partir da difusão de interações em redes informativas com o meio ambiente, cujo resultado está contido nas obras ?Paisagens pós- urbanas - o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar? (2009), ?Pós humanismo? (2010) e ?Redes Digitais e Sustentabilidade - as relações entre o homem o meio ambiente na época das redes? (2012); a segunda dimensão, o estudo do significado das alterações da ação nas redes digitais, pesquisa internacional sobre o net-ativismo que recebeu o apoio da Fapesp (Auxílio à Pesquisa Regular), e gerou além de diversos artigos internacionais e a publicação dos livros ?Do público para as redes (2008)? e ?Net-ativismo: as ecologias das interações nas redes digitais, da ação social ao ato conectivo (2017)?; a terceira dimensão, o estudo sobre o comum digital e a superação da ideia humano-técnica e industrial da comunicação. Seu mais recente livro "A cidadania digital" publicado no Brasil (Editora Paulus, 2020), em italiano (Editora Meltemi, 2019), com apoio da Fapesp (Auxílio à Pesquisa Regular) e em inglês (Mimesis International) consagra novas perspectivas da participação e da cidadania no contexto das plataformas digitais.
É autor de vários ensaios e artigos publicados em diversas revistas europeias, como La critica Sociologica (Univ. La Sapienza, Roma), Ágalma (Univ. Tor Vegata, Roma) e Sociétés (Ceaq, Univ. Sobornne). No Brasil, coordena a coleção Atopos (Editora Annablume), coleção Era Digital (Editora Difusão) e Clássicos para Comunicação (Editora Paulus).
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
