Professora Titular da UFMG. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e Inclusão social da Faculdade de Educação/UFMG, responsável pela implementação da Linha de Pesquisa: "Psicologia, Psicanálise e Educação" e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Psicanálise e Educação (NIPSE), que desenvolve pesquisa/intervenção de orientação psicanalítica sobre sintomas escolares de inibição intelectual, problemas de aprendizagem, comportamento inadequado (violência ou sexualidade); aborda o mal-estar docente e sintomas contemporâneos de jovens estudantes (automutilação e tentativas de auto estermínio). Em cooperação com a Secretaria de Educação e de Saúde de Belo Horizonte e projetos de internacionalização, atua em instituições de educação por meio das metodologias de pesquisa/intervenção de psicanálise aplicada: (1) diagnóstico clínico-pedagógico (2000), cujo objetivo é o de distinguir as dificuldades das crianças que sobressaem da aprendizagem e devem ser abordadas pela reeducação pedagógica, daquelas que carregam um sentido inconsciente e, por isso, podem ser consideradas sintomas para a abordagem do discurso analítico; (2) Conversação de orientação psicanalítica, para a abordagem das formas de mal-estar discente e docente em projetos de extensão no campo da educação projetos de ensino e formação de professores; (3) Entrevistas clínicas de Orientação Psicanalítica (ECOP), para a realização de estudos de casos de criança-problema, oriunda da pratica de "apresentação de pacientes" tal como concebida por Jacques Lacan e estabelecida no âmbito do Campo Freudiano. Mantém intercâmbio internacional com o CIEN-Centro Interdisciplinar de estudos sobre a criança e com o CEREDA-Centro de Pesquisa sobre a criança no discurso analítico, ambos da Fundação do Campo Freudiano e com a Université de Rennes (2021). Possui graduação em Psicologia Clínica e Licenciatura Plena em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1983), mestrado em Estudos Aprofundados em Psicanálise ? Université de Paris VIII (1990) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2000). É analista membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Exerce atividades de ensino e transmissão na EBP-MG e no Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais. Nomeada A.E. (Analista de Escola) em junho de 2011, pela Associação Mundial de Psicanálise.
graduate at Psicologia from Fundação Mineira de Educação e Cultura (1983), graduate at Licenciatura Plena em Psicologia from Fundação Mineira de Educação e Cultura (1983), master's at Estudos Aprofundados em Psicanálise from Universite de Paris VIII (1990) and ph.d. at Psychology from Universidade de São Paulo (2000). Has experience in Psychology, acting on the following subjects: psicologia educacional, psicanálise, inclusão, criança and família.