João Pedro da Luz Neto
Sou doutorando em Filosofia pela UFPR, onde pesquiso o tema da alegria na obra do filósofo francês Fabrice Hadjadj. Valendo-se do vitalismo do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, Hadjadj desenvolve o tema da alegria na perspectiva filosófica, literária e teológica, abrindo muito espaço para a interdisciplinariedade. Além da clara influência nietzschiana, Hadjadj também é leitor dos autores do "giro teológico da fenomenologia francesa", pelo que desenvolvo uma pesquisa pessoal em altores como Levinas e Jean-Luc Marion, no intuito de compreender melhor a obra do meu objeto de estudo.
Além disso, possuo um projeto de alfabetização filosófica, em que me proponho à leitura e conversa sobre obras de filosofia com pessoas que não são da academia. O projeto foi iniciado em 2020, no início da pandemia, e lemos durante aquele ano e o seguinte a obra "Confissões", de Agostinho de Hipona. Atualmente, o projeto continua, e a leitura desenvolvida é o livro "Sucesso na morte", de Fabrice Hadjadj.
Durante o mestrado, realizado na UFPR, desenvolvi minha pesquisa sobre o problema dos universais em Pedro Abelardo, o que resultou em estudos sobre a temática e também sobre a vida deste filósofo tão singular, especialmente suas cartas trocadas com a esposa, Heloísa de Argenteuil.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
