Aida Gomes da Silva
Possui mestrado em Estudos do Desenvolvimento - Radboud University Nijmegen (1996). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: análise política, construção da paz, resolução de conflitos, África, Angola e literatura. Experiência profissional ao serviço da Organização das Nações Unidas em Missões de Paz na Libéria, Sudão e Guiné-Bissau.
Nasceu em Angola. Licenciou-se em Sociologia (1991) e fez um Mestrado em Ciências Sociais com especialização em processos históricos e políticos na África Subsaariana (1996) - Randboud University, Nijmegen, Países Baixos. Correntemente doutoranda em História da Literatura na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Brasil.
Publicou, entre outros, The Mozambican Press: a political analysis and a Historical overview, 1854-1994, (Occasional Papers Series, Catholic University of Nijmegen, 1996). Publicações no campo literário incluem, Os Pretos de Pousaflores, (D. Quixote/Leya, 2011); Por Uma Literatura Sem Muros: um depoimento, (em: Identidades em Movimento: Construções identitárias na África de língua portuguesa e seus reflexos no Brasil e em Portugal, Henriques Rodrigues-Moura e Doris Weiser (org.), (Instituto Ibero Americano, Vol. 28, Frankfurt e Main. 2015).
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
