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Carlos Eduardo Veras Neves

Graduado em Engenharia Civil, com Mestrado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (UnB), com ênfase métodos numéricos e computacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: método dos elementos discretos, método das diferenças finitas, método dos elementos finitos, método dos elementos de contorno, inteligência artificial e desenvolvimento de softwares para solução de problemas de engenharia geotécnica. Cursou também MBA na Fundação Getúlio Vargas na área de Gestão Empresarial com Ênfase em Estratégia. Em 2017 concluiu o curso Big Data and Social Analytics no Massachussetts Institute of Technology (MIT), por meio da plataforma MITx (Experimental Learning). Em setembro de 2021 concluiu o Doutorado em Análise Econômica (Linha de Pesquisa: Economia Aplicada) no Departamento de Economia da UnB, onde realizou pesquisas na análise macroeconométrica do financiamento de concessões rodoviárias (modelos de séries temporais, ARDL e VAR Bayesiano) e de avaliação de desempenho desses contratos utilizando técnicas de benchmarking (DEA, SFA e StoNED). Tem artigos publicados em revistas, congressos e blogs, abrangendo as áreas de análise computacional de interação fluido-estrutura, geomecânica computacional, inteligência artificial, gestão de riscos e economia da infraestrutura. Na Administração Pública Federal, atuou como Engenheiro Civil na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), onde exerceu suas atividades na Auditoria Interna da Companhia (2009-2010). Posteriormente, também por concurso público, ingressou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), onde ocupou funções de Coordenação, Coordenação-Geral, Assessoria e Gerência de Projetos na Diretoria Executiva. Atuou ainda nas áreas de projetos rodoviários, custos de obras rodoviárias, gerenciamento de riscos e interação com órgãos de controle (2010-2014). No DNIT, trabalhou no desenvolvimento de metodologia de gerenciamento de riscos para ser aplicada nas contratações integradas de obras rodoviárias. Tal metodologia baseou-se nas melhores práticas do PMI (Project Management Institute) e em análise qualitativa e quantitativa de riscos (utilizando o Método de Monte-Carlo). Desde 2014 é Especialista em Regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde atuou nas áreas de regulação, assessoria da Diretoria da ANTT e concessão da infraestrutura rodoviária. Entre os diversos projetos desenvolvidos, destaca-se a metodologia para a definição da taxa interna de retorno (WACC regulatório) para remuneração dos investimentos não previstos em contratos de concessão por meio do Método de Monte Carlo e avaliação de desempenho de concessões rodoviárias através de técnicas de benchmarking. Na área de governança regulatória, colaborou no desenvolvimento do Manual de Análise de Impacto Regulatório, do Modelo de Relatório de Análise de Impacto Regulatório e da Metodologia de Gerenciamento de Riscos. Em agosto de 2021 foi convidado a assumir a Coordenação de Informações em Processos Arbitrais e de Controle da Superintendência de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, onde atuou em processos críticos de arbitragem envolvendo ANTT e Concessionárias, bem como na elaboração de subsídios técnicos para a apresentação de esclarecimentos em processos de controle do Tribunal de Contas da União. Entre setembro de 2021 e março de 2022 atuou como Gerente de Gestão Econômico-Financeira da referida superintendência, onde conduziu processos de análise de revisões tarifárias e fiscalizações econômico-financeiras. Contribuiu com o desenvolvimento: da metodologia de recomposição do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos em decorrência da pandemia de COVID-19 (modelo ARDL, Linguagem R); métodos de previsão de demanda (análise de séries temporais com PyCaret, Prophet e outras ferramentas computacionais); e de estudos técnicos para a estimativa de tarifa em relicitações (Teoria dos Jogos e Método de Monte Carlo).
Graduated in Civil Engineering, with a Masters in Geotechnics from the University of Brasília (UnB), with emphasis on numerical and computational methods, working mainly on the following topics: discrete element method, finite difference method, finite element method, boundary element method , artificial intelligence and software development to solve geotechnical engineering problems. He also attended an MBA at Fundação Getúlio Vargas in the area of ​​Business Management with an emphasis on Strategy. In 2017, he completed the Big Data and Social Analytics course at the Massachusetts Institute of Technology (MIT), through the MITx (Experimental Learning) platform. In September 2021, he completed his Doctorate in Economic Analysis (Research Line: Applied Economics) at the Department of Economics at UnB, where he carried out research in the macroeconometric analysis of the financing of road concessions (time series models, ARDL and Bayesian VAR) and evaluation performance of these contracts using benchmarking techniques (DEA, SFA and StoNED). He has published articles in journals, conferences and blogs, covering the areas of computational analysis of fluid-structure interaction, computational geomechanics, artificial intelligence, risk management and infrastructure economics. In the Federal Public Administration, he worked as a Civil Engineer at the Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), where he carried out his activities in the Company's Internal Audit (2009-2010). Later, also through a public tender, he joined the National Department of Transport Infrastructure (DNIT), where he held positions of Coordination, General Coordination, Advisory and Project Management in the Executive Board. He also worked in the areas of road projects, road works costs, risk management and interaction with control bodies (2010-2014). At DNIT, he worked on the development of a risk management methodology to be applied in the integrated contracting of road works. This methodology was based on the best practices of the PMI (Project Management Institute) and on qualitative and quantitative risk analysis (using the Monte-Carlo Method). Since 2014, he has been a Regulation Specialist at the National Land Transport Agency (ANTT), where he worked in the areas of regulation, advising the ANTT Board of Directors and concession of road infrastructure. Among the various projects developed, the methodology for defining the internal rate of return (regulatory WACC) for remuneration of investments not foreseen in concession contracts through the Monte Carlo Method and evaluation of the performance of highway concessions through techniques of benchmarking. In the area of ​​regulatory governance, he collaborated in the development of the Regulatory Impact Analysis Manual, the Regulatory Impact Analysis Report Template and the Risk Management Methodology. In August 2021, he was invited to take over the Information Coordination in Arbitration and Control Proceedings of ANTT's Highway Infrastructure Superintendence, where he worked in critical arbitration proceedings involving ANTT and Concessionaires, as well as in the preparation of technical subsidies for the presentation of clarifications. in control processes of the Federal Audit Court. Between September 2021 and March 2022, he served as Economic-Financial Management Manager of the aforementioned superintendence, where he conducted processes of analysis of tariff reviews and economic-financial inspections. He contributed to the development of: the methodology for restoring the economic-financial balance of contracts as a result of the COVID-19 pandemic (ARDL model, R Language); demand forecasting methods (time series analysis with PyCaret, Prophet and other computational tools); and technical studies for estimating the tariff in re-bidding (Game Theory and Monte Carlo Method).

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