Tiago de Paula Oliveira
Graduated in Journalism at Universidade Metodista of the State of Sao Paulo (1997), MBA in MANAGEMENT and MARKETING at FAAP, with internship at the Kogod School of Business, American University, Washington DC (2002). Master degree in LINGUISTICS at Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). I am Currently finishing my Doctorate in LINGUISTICS (CAPES scholarship) at the same University (2008).
I am the Chief Communications Officer (CCO) of the Instituto Butantan, whose many publications I have been coordinating and editing, among which ?Butantan em Revista? (bilingual Portuguese-English) stands out, with 10 thousand copies and free distribution.
As a JOURNALIST and EDITOR, I have worked at the following companies: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Veja, and Propaganda & Marketing.
In the COMMERCIAL PUBLIC RELATIONS sector, I have worked at MVL and Attachée de Presse and have have given consultancy to: Excel, Bank Matrix, Shell Brazil, Mappin, Febem (presently CASA Foundation), Senac and Bandeirantes Network of Radio and Televison.
As a professor, I have lectured for the graduate courses of PUBLIC RELATIONS, MARKETING and JOURNALISM at the universities Anhembi-Morumbi (2001-2002) and UniFiam-FAAM (2003-2004).
I am the deviser of the Vital Brazil Agency for scientific communication, which originated from a partnership between Instituto Butantan and the UNESCO/Metodista Chair of Communication for Regional Development (2008).
Concerning my academic interests, I am specially keen on the following subjects: behavior, internet, sex, speech analysis and Opus Dei.
É Assessor de Relações Parlamentares e de Políticas Públicas na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, proprietário da Agência Muriqui Comunicação e Marketing e professor da Sports Science Academy. Entre 2018 e 2020 foi gerente de Comunicação do Sport Club Corinthians Paulista, onde liderou uma equipe de 20 pessoas responsáveis por diferentes projetos, tais como: Corinthians TV (OTT/Youtube), LOKO DA FIEL (chat bot que utiliza inteligência artificial Watson IBM), gestão das redes sociais do clube com mais de 21 milhões de pessoas e uma sala de monitoramento de redes sociais e e-comerce. Já chefiou a redação da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), onde trabalhou pela CDN Comunicação Corporativa, empresa do grupo Omnicom, tendo sido antes proprietário da Meglio Forma & Conteúdo, agência de comunicação corporativa, design, mídia digital e advocacy. Jornalista com passagens como REPÓRTER e REDATOR nos seguintes veículos: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Veja e Jornal Propaganda & Marketing. Foi Professor de Epistemologia em Comunicação,Teoria do Jornalismo e Teorias Sociais do Brasil na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) onde também lecionou Metodologia Científica nos cursos de Pós-Graduação em Jornalismo Esportivo e Comunicação Multimídia. Professor convidado da disciplina eletiva Mídia e Poder da Escola Alef (Hebraica), foi assessor de comunicação na Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), durante o biênio 2013-2014, período da chamada "crise hídrica". Também atuou como professor das disciplinas de Jornalismo Comunitário, Jornalismo Especializado e Teoria do Jornalismo na graduação do Complexo Universitário FMU e lecionou Metodologia Científica e outras disciplinas na Pós-Graduação em Comunicação e Marketing(2010-2013). Foi assessor do Centro de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan (IB), de março de 2010 até junho de 2011, depois de 6 anos atuando como Gerente de Marketing e Comunicação do Instituto e da Fundação Butantan, onde unificou a entrada dos 3 museus da instituição, criando séries colecionáveis de ingressos, a renovação do portal da instituição, além de ter sido o idealizador e editor de diversas publicações, entre elas destaca-se Butantan em Revista (bilíngüe Português/Inglês), com 10 mil exemplares e distribuição gratuita. Assessor de Marketing da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, planejou ações e campanhas de esclarecimento público relacionadas à vacinação, dengue entre outras moléstias. Possui graduação em JORNALISMO pela Universidade Metodista do Estado de São Paulo (1997), MBA em ADMINISTRAÇÃO e MARKETING pela FAAP com extensão na Kogod School of Business, American University, em Washington D.C. (2002). Mestre em LETRAS pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), concluiu seu doutorado em LETRAS (Bolsa CAPES) pela mesma universidade (2009). Como professor, também lecionou na graduação dos cursos de RELAÇÕES PÚBLICAS, PUBLICIDADE e JORNALISMO das universidades Anhembi-Morumbi (2001/2002) e UniFiam-FAAM (2003/2004) e na área de COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL trabalhou na MVL e na Attachée de Presse, tendo atendido as seguintes contas respectivamente: Banco Matrix, Shell Brasil, Mappin, Febem (atual Fundação CASA), Senac e Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão.
Áreas De Investigação
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos