José Márcio Alves da Silva
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (1996), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Tem experiência na área de Conservação de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão hídrica, escoamento superficial, hidrologia e conservação de solo e água. É membro pesquisador do grupo de pesquisa do CNPq intitulado "Planejamento e manejo integrado dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável da agricultura". Também é pesquisador, desde 1997, do Grupo de Pesquisa em Recursos Hídricos, vinculado ao Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa. O Grupo de Pesquisa em Recursos Hídricos é um grupo voltado ao desenvolvimento de tecnologias e obtenção de subsídios para o adequado planejamento e manejo dos recursos hídricos, pretendendo-se: otimizar o dimensionamento e manejo de projetos hidroagrícolas, reduzindo o seu custo de implantação e manutenção; minimizar os prejuízos decorrentes da exploração agropecuária sobre os recursos naturais; otimizar o aproveitamento da água, tanto para a agricultura como para diversas outras atividades; e otimizar o processo de gestão dos recursos hídricos. Foi premiado como melhor trabalho de iniciação científica da área de Ciências Agrárias da UFV em 1996. Este mesmo trabalho também foi considerado como um dos três melhores trabalhos no Brasil no Prêmio Pesquisa Agropecuária - Agricultura Real.
bachelor's at Civil Engineering from Universidade Federal de Viçosa (1996), master's at Agricultural Engineering from Universidade Federal de Viçosa (1998) and doctorate at Agricultural Engineering from Universidade Federal de Viçosa (2002). Has experience in Civil Engineering, focusing on Hydraulic Engineering, acting on the following subjects: erosão hídrica, escoamento superficial, hidrologia, planejamento integrado de recursos hídricos and conservação de solo e água.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
