Publicações no BrCris
 

Ana Cristina Barros da Cunha

Ana Cristina Barros da Cunha- psicóloga (IP/UFRJ, 1993), Mestre em Educação Especial (UERJ, 1996), Doutora em Psicologia Social e do Desenvolvimento (UFES, 2004), Phd pela University of Miami, USA. Prof Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelo Departamento de Psicologia Clinica, onde é docente desde 1997 responsável pelas Disciplinas Infância; Saúde, Parentalidade e Interações Precoces (temas em Psicologia Pediátrica e Perinatal). Docente do Programa de Pós -graduação em Psicologia (PPGP-IP-UFRJ, 2019) e do Mestrado Profissional em Saúde Perinatal da Maternidade Escola da UFRJ (2016). Foi docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espirito Santo (PPGP/UFES, 2011-2021). Coordenadora acadêmica da área de Psicologia do Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde Perinatal da Maternidade-Escola da UFRJ, onde também é pesquisadora e foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa (2013-2019). Desde a Graduação em Psicologia, realiza trabalhos de pesquisa, ensino e extensão junto a populações em vulnerabilidade biológica e psicossocial. Nos últimos anos, vem participando regularmente de importantes congressos nacionais (ANPEPP, Reunião anual da SBP, SBPH) e internacionais (International Congress of Positive Psychology, Congresso Interamericano de Psicologia, Conferência Internacional de Psicologia, etc.). Realizou doutorado-sandwich pelo Programa de Doutorado com Estágio no Exterior-PDEE da CAPES, junto ao Departamento de Educação Especial e Reabilitação da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), na Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, especificamente na área de avaliação e intervenção cognitiva. Nesta e em outras ocasiões, teve oportunidade de publicar trabalhos em periódicos científicos nacionais e internacionais nas áreas de Educação e Psicologia, além de capítulos de livros e publicação de livros na área. Tais trabalhos têm como temática o desenvolvimento humano e a saúde em sua relação com fatores de risco e de proteção ao desenvolvimento, com base nos princípios da Teoria da Aprendizagem Mediada de R. Feuerstein,da Teoria Coginitiva Disposicional do Coping de C. S Carver e mais recentemente a Teoria Unificada do Desenvolvimento de A. Sameroff. No ano de 2015 foi Bolsista de Estágio Sênior pela CAPES na University of Miami (UMIAMI), Florida, USA, com participação como Visitng Scholar na Division of Pediatric Psychology, no Mailman Child Development Center, Department of Pediatrics do Jackson Hospita\UMIAMI sob orientação dos Prof Dr Alan Delamater e Profa Dra Michelle D. Berkovits; além de orientação direta do Prof Dr C. S. Carver no Department of Psychology da UMIAMI, com quem manteve intercâmbio acadêmico. Desde 2011 coordena o LEPIDS, Laboratório de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Desenvolvimento e Saúde, da Divisão de Ensino da Maternidade-Escola da UFRJ, onde desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e intervenção com enfoque na saúde da mulher e materno-infantil para prevenção de desfechos para o desenvolvimento na Primeiríssima Infância. Estes trabalhos sustentam sua linha de pesquisa sobre vigilância do desenvolvimento infantil e seguimento da saúde mental materna/paterna e parentalidade para produção e planejamento de práticas clinicas de avaliação e intervenção aplicáveis aos campos da Psicologia, Educação e Saúde. Bolsista de Produtividade do CNPq (2022) e integrante de Diretórios de Grupos de Pesquisa do CNPq (Saúde e Desenvolvimento; Atenção Integral Perinatal) e da Associação Nacional de Pesquisadores e Pós graduação em Psicologia (Saúde da Criança e Adolescentes).
graduation at Bacharel em Psicologia from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), graduation at Licenciatura em Psicologia from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), graduation at Formação em Psicólogo from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), master's at Educação Especial from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) and doctorate at Psicologia Social e do Desenvolvimento from Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Has experience in Psychology, focusing on Cognitive Processes; Development, acting on the following subjects: crianças com necessidades educativas especiais, avaliação assistida/dinâmica, aprendizagem mediada, capacitação de recursos humanos and coping/enfrentamento.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •