Eduardo Soczek Mendes
Licenciado em Letras (Português) pela Universidade Federal do Paraná (2014). Mestre em Letras (Estudos Literários) pela mesma Universidade (2017), sendo, no referido período, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Doutor em Letras (Estudos Literários) pela UFPR (2022), sendo vinculado, como pesquisador, ao CEP (Centro de Estudos Portugueses - Cátedra Camões - José Saramago) da referida instituição.
Foi, entre 2018 e 2021, Professor Colaborador de Literaturas Portuguesa, filiado ao Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Santa Cruz, Guarapuava, Paraná). Na mesma Universidade Estadual já lecionou também as cadeiras de Literatura Brasileira, Estágio Supervisionado, Introdução à Pesquisa e à Extensão e Introdução à Pesquisa Científica. Tem experiência na área de Educação básica e superior em Produção textual e Literaturas Portuguesa e Brasileira.
Trabalhou, desde a sua graduação, como professor regente da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) em colégios da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Também foi professor auxiliar de produção de textos no Ensino Médio do Colégio Positivo, em Curitiba, e professor regente do Ensino Fundamental na Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, sede Internacional, em Colombo (PR). Foi assessor pedagógico na Editora Positivo, trabalhando com a formação de docentes e promovendo cursos em diversos municípios do Brasil sobre o ensino reflexivo da Língua e acerca do Letramento Literário.
Interessa-lhe a pesquisa sobre religiosidade popular, anticlericalismo, críticas social e religiosa, Catolicismo, História e as suas manifestações na produção literária, sobretudo em Portugal. Seu trabalho de conclusão de curso pela UFPR foi desenvolvido nessa linha, analisando as facetas da religião institucional e popular no contexto histórico e social do ambiente ficcional de O ano da morte de Ricardo Reis (1984), de José Saramago (1922-2010).
Em seu mestrado, debruçou-se sobre os escritos do autor português Alexandre Herculano (1810-1877), analisando as personagens religiosas em Monasticon, que abarca os romances históricos Eurico, o presbítero (1844) e O Monge de Cister ou a época de D. João I (1848). Também faz parte de sua pesquisa de mestrado a relação do autor com o clero português oitocentista e o modelo de anticlericalismo empregado pelo escritor na elaboração de sua ficção.
Em seu doutoramento, averiguou as representações de diferentes manifestações ritualísticas em diversas obras (de gêneros e tempos diferentes de publicação) de Alexandre Herculano.
Foi também membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e do Conselho Universitário (2015) da UFPR, representando, nas referidas Câmaras, os discentes da pós-graduação.
bachelor's at Letras - Português from Universidade Federal do Paraná (2013). Has experience in
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
