graduate at Letras from Universidade Presidente Antônio Carlos (2004), graduate at Direito from Universidade Presidente Antônio Carlos (1998), master's at Language from Universidade Federal de São João Del-Rei (2006) e doctor's at Linguistics and Portuguese Language from Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus São João del-Rei. Possui graduação em Direito e Licenciatura em Letras. É especialista em Língua Portuguesa pela PUC - MG (2004), mestre em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (2006) e doutor em Linguística e Língua Portuguesa, pela PUC - MG (2014). Seus trabalhos de pesquisa e de extensão têm se voltado para análise da interface Linguística, Educação e Mindfulness (práticas meditativas). É Instrutor de Mindfulness, certificado pelo MENTE ABERTA - Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Instrutor em Kindfulness: Mindfulness Integral e Harmonia Emocional, certificado pelo Instituto de Ciências Contemplativas para Estudos Avançados da Mente e Promoção da Saúde. É pós-doutor, com a pesquisa intitulada "A construção enunciativa do desenvolvimento profissional docente: análise de narrativas de professores e de alunos de licenciaturas após participação em protocolo de Mindfulness", nas áreas de "Estudos da Linguagem", pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e "Mindfulness", pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), tendo desenvolvido a pesquisa "Impactos de práticas meditativas (Mindfulness) e de Estados Mentais Positivos para a formação docente".