Ana Lucia de Souza Lopes
Doutora e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNIFEI. Especialista em Controladoria pela UPM e possui Aperfeiçoamento em Gestão de Entidades da Sociedade Civil pela Associação dos MBAs da USP. Atua na Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2000: foi membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA, de 2013 a 2017; Coordenadora Acadêmica de Polo EaD de 2014 a 04/2016; Coordenadora de Apoio Didático-Pedagógico em EaD de 2014 a 2017; Coordenadora de Apoio Pedagógico de 08/2017 a 08/2019; Coordenadora do Centro de Educação a Distância de 09/2019 a 02/2020. Atuou no processo de revisão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UPM (EaD e Presencial) com assessoria pedagógica em suas duas fases (2014-2017), num total de 32 cursos. Acompanhou visitas do MEC para credenciamento institucional para EaD, autorização e reconhecimento de cursos EaD, além de acompanhar as visitas de renovação de reconhecimento de cursos presenciais da UPM.
Atualmente é professora Assistente Doutora I no Centro de Educação, Filosofia e Teologia e atua nos cursos de Licenciatura (presencial e EaD) nas Disciplinas Ciência,Tecnologia e Sociedade, Tecnologias Digitais e Processos de Ensino e Aprendizagem, Pesquisa em Educação e Princípios de Empreendedorismo. Atua como professora do Curso de Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Superior (presencial e EaD) nas disciplinas Estratégias de Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior, Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem na Educação Superior e Tecnologias Digitais e Recursos Didáticos de Ensino e Aprendizagem.
É Representante de Inovação e Empreendedorismo na mesma Unidade Acadêmica (PORT-RE-89/2023) e Coordenadora de Educação Continuada (PORT-RE-95/2023), desde 01 de fevereiro de 2023.
Tem ampla experiência na formação de professores no ensino superior (presencial e EaD). É autora e curadora de materiais didáticos para EaD em cursos de graduação e pós-graduação. Tem como principais áreas de atuação: Tecnologias e Culturas Digitais na Educação, Processos de Ensino e Aprendizagem, Formação de Professores, História da Cultura, Métodos de Pesquisa e Educação Empreendedora. É vice-líder do Grupo de Pesquisa GEICS - Grupo de Estudos Interdisciplinares em Currículo e Sociedade, vinculado ao PPG em EAHC da Universidade Presbiteriana Mackenzie e certificado pelo diretório de Pesquisa do CNPQ.
Participa do Grupo de Pesquisa Ética, Razão de Estado e Empreendedorismo também na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Participa do Projeto de Extensão de Inclusão Social de residentes do sistema carcerário: construção de narrativas sobre a experiência de formação universitária como responsável pelas ações pedagógicas de acolhimento e alfabetização digital e ambientação para estudos em EaD das educandas participantes do projeto que acontece em acordo de cooperação entre a UPM e a Secretaria de Administração Penitenciária do Governo de SP e a FUNAP. É membro da Rede de Colaboração Internacional sobre Educação Online coordenado pelo Observatory - OBS Business School - Planeta Formación y Universidades desde 2015 e Membro da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). É membro da ANPED - Associação nacional de pós-graduação e pesquisa em educação.
graduation at Administração de Empresas from Centro Universitário UNIFEI (2001), master's at Educação, Arte e História da Cultura from Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010) and doctorate at Multidisciplinary from Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018). Has experience in Education, acting on the following subjects: atendimento, relação interpessoal, eficiência e eficácia, cultura digital and formação profissional.
Áreas De Investigação
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos