Marcio Euripedes Gomide
Graduado em Psicologia, pós graduado latu sensu (especialização) e stritu senso (Mestrado) em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Essa pesquisa se propôs investigar se as intervenções religiosas da Pastoral da Sobriedade podem se estabelecer como modo diferenciado e de substituição ao uso e abuso de drogas Possui consultório particular com atendimentos individuais de adolescentes, adultos e familiares em questões como conflitos familiares, dependência química e psicoses. Foi membro do Conselho Municipal de políticas sobre drogas e álcool de Belo Horizonte representando a Pastoral da Sobriedade no período de 2011 a 2014. Esteve como coordenador da pastoral da Sobriedade na paróquia de Santa Efigênia em Belo Horizonte, MG no período de 1998 até 2011. Trabalhou como psicologo no Colégio franciscano Coração de Maria no período de 04 de outubro de 2010 a 28 de fevereiro de 2015, atendendo alunos, familiares e professores, desenvolvendo projetos de intervenção na promoção da saúde mental., mediando conflitos entre alunos e pais. Elaborando projetos de intervenção em sala de aula em questões educacionais. Orientador de monografia para conclusão de curso de Filosofia do Instituto São Tomás de Aquino em Belo Horizonte. Ministra cursos com os seguintes temas: antropologia filosófica, Psicanálise, educação, teoria da linguagem, religião e cultura.
Ministrou aulas como professor Assistente I, em 2010, na disciplina de filosofia I e II no curso de direito, comercio exterior, enfermagem, administração e publicidade da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Em 2012 lecionou no curso de especialização em Ciências da Religião na disciplina de Psicologia da religião na Pontificia Universidade católica de Minas Gerais na unidade Coração Eucarístico. De Agosto de 2015 a Junho de 2016 ministrou aulas de Cultura Religiosa I (Fenômeno Religioso), Cultura Religiosa II (Pessoa e Sociedade) e Filosofia I (Razão e Modernidade), Filosofia II (Antropologia e Ética) no Campus Arcos, da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. No primeiro Semestre de 2017 ministrou aula de Cultura Religiosa I (Fenômeno Religioso) para o Curso de Ciências Contábeis no Campus Contagem da Pontifícia Universidade Católica. No ano de 2019 lecionou a disciplina de filosofia na PUC Minas. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa de Religião, Tradição e Modernidade a partir do viés psicanálise e Religião. No segundo semestre de 2020 ministrou aulas na Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais no Campus Coração Eucaristico de Filosofia - Antropologia e Ética, nos cursos de Ciências Econômicas e Psicologia. Neste ano (2020) foram realizados atendimentos psicológicos com foco na questão da saúde mental em função da pandemia - Palestra com duração de duas horas na Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramos, atrevés do Google Meet com o tema: "Saúde Mental em tempos de Pandemia". Realiza projeto de pesquisa sobre a relação entre Sigmund Freud e Oskar Pfister sobre o fenomeno religioso.
graduate at Psicologia from Centro Universitário Newton Paiva (2005). , acting on the following subjects: prevenção, toxicomania, familia, religiao, psicanalise, toxicomania, familia, religiao, toxicomania, educação, religiao, familia, alcoolsimo, fenomenoloiga existencial and psicanalise, religião, função paterna.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
