Maressa de Proença é mestre pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em Ciências Sociais, onde pesquisou trajetória, participação política e empoderamento político de minorias; pós-graduada em Gestão Pública com ênfase em Políticas Públicas e Direitos Humanos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e psicóloga pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar, 2013). Atualmente é doutoranda em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo - USP, onde pesquisa processos de paz e justiça.
Foi psicóloga na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Paraná, atuando com intervenções junto à populações privadas de liberdade, por onde recebeu o prêmio paranaense Melhores Práticas em 2018. É capacitada no método Justiça Restaurativa e Círculos de Promoção da Paz, trabalhando como psicóloga social na formulação de políticas públicas e garantia de direitos humanos para pessoas privadas de liberdade.
Atuou no Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, Brasil) como consultora em gestão de políticas penais e direitos humanos para pessoas privadas de liberdade, fomentando a qualificação das etapas do ciclo penal no contexto brasileiro.
Interessa-se pelos temas: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.