FORMAÇÃO:
Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UBC, 2001); Mestre em Arquitetura e Urbanismo_Área Paisagem e Ambiente (USP, 2007); Doutora em Arquitetura e Urbanismo_Área Paisagem e Ambiente (USP, 2012); Bolsista FAPESP (2009/2012); Pós-Doutora em Planejamento e Gestão do Território - CECS - UFABC (2014), Pesquisadora Colaboradora do Programa Sociedade Cultura e Fronteira_Tema:Planejamento Territorial Sustentável da Região Trinacional (2020/atual); Bolsista Sênior do Programa NAPI Fundação Araucária_Territórios em Transição para a Sustentabilidade (2020/2022).
EXPERIÊNCIA:
Nas instituições de ensino superior, tem acumulado mais de 10 anos de docência, sendo atualmente Professora Adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo_Universidade Federal da Integração Latinoamericana (2014/atual). Possui experiência com componentes curriculares afeitos ao planejamento urbano, regional e habitacional; planejamento territorial sustentável; planejamento por bacia hidrográfica; projeto de urbanismo; projeto de paisagismo; estudos territoriais e urbanos; regularização fundiária; análise de impactos socioambientais de grandes projetos urbanos e de infraestrutura em pequenas, médias e grandes cidades; análise de processos de injustiça ambiental e produção desigual das cidades na América Latina; explosão urbana e periférica entre outros conteúdos; processos participativos em comunidades populares no meio urbano e rural.
Toda a experiência descrita, está fundamentada em uma trajetória de 20 anos de pesquisa e extensão em comunidades populares localizadas em áreas de importância e fragilidade ambiental, como também diversos trabalhos técnicos nas áreas de planejamento e meio ambiente em diversas cidades e estados do país, territórios onde desenvolveu junto ao poder público, assessorias técnicas e organizações socioambientais planos diretores, planos urbanos e habitacionais, e planos de ação ambiental.
Nas IFES também possui experiência em gestão universitária como vice- coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Secretaria de Infraestrutura e Vice-Reitora Pro Tempore na UNILA. Nestes trabalhos, contribuiu com o fortalecimento institucional da instituição ampliando a articulação com o território, propondo soluções para infraestrutura e orçamento, ampliando o acolhimento estudantil e ingresso mais inclusivo de grupos em vulnerabilidade humanitária, como refugiados e indígenas.
Essas experiências técnicas, acadêmicas e de gestão, desenharam linhas de pesquisa hoje em desenvolvimento: 1 Reestruturação urbana, social e ambiental da Região Trinacional a partir da implantação de grandes projetos urbanos e de infraestrutura. A pesquisa enfatiza os impactos sociais e ambientais e a capacidade de resiliência territorial do trecho Região Trinacional ao litoral do Paraná em face das obras relativas ao Corredor Bioceânico; 2 Memória da Paisagem, estudo que enfoca a autoconstrução em áreas de risco e de fragilidade ambiental, associando a história de vida dos moradores e das moradoras às formas de produção e apropriação das paisagens populares; 3 Universidades periféricas, investigação que aborda o papel das instituições de educação superior no interior do país, em pequenas e médias cidades, a partir do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni); 4 Escola Popular de Planejamento da Cidade e Alfabetização Territorial, linha de pesquisa e de ação extensionista que associa estudos de educação popular aos de planejamento territorial sustentável, como base para a elaboração de material didático e jogos serious a serem utilizados como instrumentos de ensino-aprendizagem-comunicação em comunidades e escolas situadas em regiões de conflito fundiário.
graduation at Arquitetura e Urbanismo from Universidade Braz Cubas (2001), master's at Architecture and Urbanism from Universidade de São Paulo (2007) and doctorate at Architecture and Urbanism from Universidade de São Paulo (2012). Has experience in Education, acting on the following subjects: arquitetura participativa, sustentabilidade, remoções, meio ambiente and direito à moradia.