Publicações no BrCris
 

Sandino Rafael da Silva da Rosa

He started his theater career in 2006 in the Comunidade Theatral group of Caxias do Sul. In his theatrical studies he is interested in the fields of politics, urban intervention, performance and technology related to the Performing Arts. Participated in the year 2015 of the research project "Theater, Distance Education and Technology: A Possible Marriage?" which analyzed the intersection of digital culture in the teaching practices of youth and adult education at the UFRGS Application College, looking at distance education mechanisms for theater education. In his work of completion of course adapted the text of Bernard-Marie Koltés, Tabataba where he explored the relations between Theater, Technology and performance. She currently holds a Master's Degree in Performing Arts and develops the project "SobreVivo: paths of a blackened staging" under the guidance of Prof. Sílvia Patrícia Fagundes, integrating the research line of Processes of scenic creation and the research group "Practical encounter - the politician in the contemporary scene ".
Mestre em Artes Cênicas e Bacharel em Teatro, habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou sua trajetória no ano de 2006 no grupo Comunidade Theatral de Caxias do Sul. Em seus estudos teatrais se interessa pelos campos da política, performance art, negritude e tecnologia relacionados à criação teatral. Participou no ano de 2015 do projeto de pesquisa "Teatro, EAD e Tecnologia: Um casamento possível?" que analisou a intersecção da cultura digital nas práticas de ensino da educação de jovens e adultos no Colégio de Aplicação da UFRGS, vislumbrando mecanismos de educação a distância para o ensino do teatro. Em seu trabalho de conclusão de curso adaptou o texto de Bernard-Marie Koltés, Tabataba, o trabalho foi indicado aos prêmios Revelação de Teatro 2016. Sua pesquisa de mestrado cujo título "SobreVivo: trajetórias de uma encenação enegrecida" com orientação da Prof.ª Dra. Sílvia Patrícia Fagundes, analisou os processos de criação do espetáculo SobreVivo - Antes que o baile acabe, integrando a linha de pesquisa de Processos de criação cênica e o grupo de pesquisa "Práticas do encontro - o político na cena contemporânea". Neste trabalho desenvolveu uma dramaturgia construída em sala de ensaio, a partir das biografias de jovens negros em relação com a cidade, em uma perspectiva festiva de criação. No ano de 2021 integrou a produção executiva do Projeto VerAfro (Verão Afro Performativo), onde produziu uma programação artística na cidade de Porto Alegre juto aos grupos Pretagô e Espiralar Encruza.
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •