Publicações no BrCris
 

Rodrigo Dorta Marques

Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL, 2015) e Mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2019). Atua na área de Arte-Tecnologia, com um foco de pesquisa em estudos de jogo (Game Studies). Durante a graduação como voluntário no evento Campus Party (2013), participa do Programa de Educação Tutorial Artes Visuais PET-AV (2015) e atua como mediador educativo no festival FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica 2016. Em 2017 ingressa no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais - Mestrado da Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde se torna integrante do grupo de pesquisa cAt - ciência/ARTE/tecnologia. Durante esse período, em conjunto com o grupo, participa da produção de obras de arte, expostas em âmbito nacional e internacional, em eventos como - Ars Electronica Festival 2017 em Linz (Áustria), # 16.Art 2017 em Porto (Portugal) e SIGGRAPH 2018 em Vancouver (Canadá) entre outros. Também são publicados artigos científicos coletivos com o grupo, incluindo na revista Leonardo (2018), ANPAP (2017) e ARTECH (2017,2019) entre outros. Também produz o ambiente virtual do cAt (2020) ? programa interativo que propõe a difusão do trabalho do grupo de pesquisa durante época de isolamento social. Durante esse período realiza pesquisa individual sobre games e arte, com a publicação de artigos sobre game arte, gamejams e games políticos em congressos, como ANPAP (2018) e IV - SAD (2018). Orientado pelo Prof. Dr. Milton Sogabe defende sua dissertação de mestrado Games e arte: processos em games alternativos. (2019). Além da produção de artigos, também desenvolve projetos artísticos, como o game Cálice exposto no festival A MAZE. em Berlim (2018) e na mostra Antifa Art & Games (2019) na cidade de Bari (Itália). Atua profissionalmente como desenvolvedor de games e professor, ministrando os cursos Desenvolvimento descomplicado de games no SESC 24 de maio e Desenvolvimento de Games com Linguagem Visual no SESC Guarulhos (2018 e 2019). Elabora materiais didáticos para curso superior de jogos digitais em 2019 e 2020. Participa na organização de eventos científicos, como 7º Encontro internacional de grupos de pesquisa (2017), 2º Jornada de pesquisa em arte da UNESP (2017) e ANPAP (2018). Em 2020 atuou como educador do espaço de tecnologia e artes (ETA) do SESC Parque Dom Pedro II, onde produziu conteúdo educativo sobre a criação de jogos.
Undergraduate Bachelor of Visual Arts from Universidade Federal de Pelotas (UFPEL, 2015) and Master of Visual Arts from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2019).The main subject is Art-Technology, with research focused in game studies. During the undergraduate studies works as a volunteer at the Campus Party event (2013), participating in the Visual Arts Tutorial Education Program PET-AV (2015) and as an educational mediator at the FILE - International Electronic Language Festival 2016. In 2017 joins the Postgraduate Program Graduation in Visual Arts - Master's Degree at Universidade Estadual Paulista (UNESP), where he became a member of the research group cAt - Ciência / ARTE / Tecnologia. During this period, together with the group, participates in the production of works of art, exhibited nationally and internationally, in events such as - Ars Electronica Festival 2017 in Linz (Austria), # 16.Art 2017 in Porto (Portugal) and SIGGRAPH 2018 in Vancouver (Canada), among others. Publishes collective scientific papers with the group, including in Leonardo (2018), ANPAP (2017), and ARTECH (2017,2019), among others. It also produces the virtual environment of cAt (2020) - an interactive program that proposes to disseminate the research group's work during times of social isolation. During this period, conducts individual research on games and art, with papers on game art, games, and political games in congresses, such as ANPAP (2018) and IV - SAD (2018). Advised by Prof. Dr. Milton Sogabe, he successfully defends his master's thesis Art and games: processes in alternative games (2019). Also develops artistic projects, such as the game Cálice exhibited at the festival A MAZE. in Berlin (2018) and at the Antifa Art & Games exhibition (2019) in the city of Bari (Italy). He works professionally as a game developer and tutor, teaching the courses Uncomplicated game development at SESC 24 May and Game Development with Visual Language at SESC Guarulhos (2018 and 2019). Develops teaching materials for higher education in digital games in 2019 and 2020. Participates in the organization of scientific events, such as the 7º Encontro internacional de grupos de pesquisa (2017), 2º Jornada de pesquisa em arte da UNESP (2017), and ANPAP (2018). In 2020 he worked as an educator on Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) at SESC Parque Dom Pedro II, developing educational content about game development.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •