Raphael Fortes Infante Gomes
Vínculo atual: docente do curso de Engenharia Física da UNILA.
É Bacharel em Engenharia Física (2009), Mestre em Física (2012) e Doutor em Física (2016) pela UFSCar, e possui Pós-Doutorado em Física Aplicada pela UFJF (2022).
Graduou-se com um Trabalho Final de Curso sobre Criptografia Quântica, obteve os títulos de Mestre e Doutor com ênfase em Teletransporte de Informação Quântica, e desenvolveu um projeto de Pós-Doutorado na área de Aprendizado de Máquina Quântico (Quantum Machine Learning).
Trabalhou como técnico em eletroeletrônica na M.R.S. Logística (Juiz de Fora; 2005). Foi bolsista CNPq de Iniciação Científica na UFSCar com ênfase nas áreas de Dinâmicas Caóticas (2006-2007), Controle de Sistemas Caóticos (2007-2008) e Distribuições de Wigner em Heteroestruturas Semicondutoras (2008-2009) e, com o último trabalho, representou a UFSCar na XVII Jornadas de Jóvenes Investigadores da AUGM (Concórdia - ARGENTINA, 2009).
Trabalhou também como tradutor na UFSCar em projetos científicos ligados à área de educação (2009), e foi um dos fundadores da EDDEF - Equipe de Divulgação e Desenvolvimento da Engenharia Física (2009). Foi estagiário na Embrapa Instrumentação (2009), onde participou da montagem de um sistema fototérmico para a análise da qualidade de biocombustíveis.
Foi professor do curso de Engenharia de Inovação no ISITEC (2016) e coordenador do curso de Engenharia Física da UNILA (2017-2021).
Organizou o XIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Física e I Encontro Internacional de Engenheiros Físicos na UNILA (2018), e foi eleito Embaixador de Iguassu pelo Visit Iguassu na inauguração do prêmio como reconhecimento ao evento (2019).
Integrou a comissão organizadora do TEDx UNILA (2019) e estabeleceu a UNILA como parceira institucional da Conferência ANPEI de Inovação (2019).
Esteve presente na primeira edição do evento The Future of Quantum Computing, Quantum Cryptography and Quantum Sensors (Boston, EUA; 2019), e foi palestrante no I Fórum de Tecnologias Quânticas Computacionais da rede MCTI SOFITEX (2022).
Criou o primeiro grupo de pesquisa em Informação Quântica na UNILA com o Prof. Dr. Rodrigo Bloot (2019). Orientou projetos de iniciação científica, extensão e monitoria. Atuou também como coordenador, supervisor e orientador de estágio.
Linhas de pesquisa: Informação Quântica, Criptografia Quântica, Teletransporte Quântico, Emaranhamento, Computação Quântica, Aprendizado de Máquina Quântico.
É Bacharel em Engenharia Física (2009), Mestre (2012) e Doutor em Física (2016) pela UFSCar. Graduou-se com um Trabalho Final de Curso sobre Criptografia Quântica, e obteve os títulos de Mestre e Doutor sob a orientação do Prof. Dr. Gustavo Garcia Rigolin com ênfase em Teletransporte de Informação Quântica. Possui certificados dos exames TOEFL IBT e ITP.
Trabalhou como técnico em eletroeletrônica na M.R.S. Logística (Juiz de Fora - MG; 2005). Foi bolsista CNPq de Iniciação Científica na UFSCar com ênfase nas áreas de Dinâmicas Caóticas (2006-2007), Controle de Sistemas Caóticos (2007-2008) e Distribuições de Wigner em Heteroestruturas Semicondutoras (2008-2009) e, com o último trabalho, representou a UFSCar na XVII Jornadas de Jóvenes Investigadores da AUGM (Concórdia - ARGENTINA, 2009).
Trabalhou também como tradutor na Universidade Federal de São Carlos em projetos científicos ligados à área de educação (2009), e foi um dos fundadores do EDDEF - Equipe de Divulgação e Desenvolvimento da Engenharia Física (2009). Foi estagiário na Embrapa Instrumentação (São Carlos; 2009), onde participou da montagem de um sistema fototérmico para a análise da qualidade de biocombustíveis.
Classificou-se no quadro de notas do quartil mais elevado do Exame Unificado de Física para os programas de Pós-Graduação (2012), e concluiu com nota máxima o curso on-line "Quantum Mechanics and Quantum Computation" ministrado pela University of California, Berkeley na iniciativa EDX (2013).
Assumiu o cargo de representante discente do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Física (2014), e foi membro do Conselho responsável pela atualização da grade do curso de Engenharia Fisica (2016).
Foi palestrante no IX Simpósio Brasileiro de Engenharia Física (15 Anos de Engenharia Física no Brasil: Perspectivas & Desafios. São Carlos, 2014). Publicou artigos com o Prof. Dr. Gustavo Garcia Rigolin.
Foi professor do curso de Engenharia de Inovação no ISITEC (São Paulo; 2016). É professor e coordenador do curso de Engenharia Física da UNILA (Foz do Iguaçu; 2017). Integrou a comissão organizadora e realizou a palestra de abertura da I Semana Acadêmica de Engenharia Física da UNILA (Foz do Iguaçu; 2017). Colaborou e foi palestrante na II Semana Acadêmica de Engenharia Física da UNILA (Foz do Iguaçu; 2019). Foi palestrante em três edições da Semana de Física da UFG (Goiânia; 2018, 2019 e 2020) e na Semana Acadêmica da Engenharia Física da UFRGS (Porto Alegre; 2020).
Colaborou com a organização do XII Simpósio Brasileiro de Engenharia Física realizado pela UNICAMP, e participou da mesa-redonda de encerramento do evento (Campinas, 2017). Organizou e foi palestrante no XIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Física e I Encontro Internacional de Engenheiros Físicos (XIII SBEF e I EIEF, Foz do Iguaçu; 2018). Integrou a comissão organizadora do TEDx UNILA (Foz do Iguaçu; 2019). Esteve presente na primeira edição do evento The Future of Quantum Computing, Quantum Cryptography and Quantum Sensors (Boston, 2019). Foi eleito Embaixador de Iguassu pelo Visit Iguassu na inauguração do prêmio como reconhecimento ao XIII SBEF e I EIEF (Foz do Iguaçu; 2019). Estabeleceu a UNILA como parceira institucional da Conferência ANPEI de Inovação 2019, trabalhou como colaborador e voluntário na organização da Conferência (Foz do Iguaçu; 2019).
Foi parecerista ad-hoc de projetos submetidos à Coordenadoria dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSCar (São Carlos; 2018), e membro da banca de defesa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada da UNILA (Foz do Iguaçu; 2019).
Criou o primeiro grupo de pesquisa em Informação Quântica na UNILA (Foz do Iguaçu; 2019) com o Prof. Dr. Rodrigo Bloot.
Participou de campanhas sociais promovidas pela UFSCar, e foi voluntário na APAE (São Carlos; 2013-2016).
Linhas de pesquisa: Informação Quântica, Computação Quântica, Criptografia Quântica, Teletransporte Quântico, Emaranhamento, Ap
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
