Graduated at Materials Engineering at Universidade Federal de São Carlos (1991), master's at Materials Engineering (1994) and PhD. at Materials Science and Engineering both at Universidade Federal de São Carlos (1999). Has experience in Materias and Metallurgical Engineering, focusing on Processing and Characterization of Ceramic Materials (Sintering), acting on the following subjects: functionally graded materials, high energy ball milling, zts, microwave ceramics,sintering additives, dielectric and piezoeletric ceramics.
Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1991), mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, no Departamento de engenharia de Materiais. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em processamento de materiais cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sinterização, prensagem a quente, sinterização assistida por campo elétrico, materiais com gradiente funcional, cerâmicas para ferramentas de corte, compósitos de matriz cerâmica, cermetos, ressoadores dielétricos, cerâmicas piezoelétricas, cerâmicas covalentes, moagem de alta energia. É lider do grupo de pesquisa em Materiais com Gradiente Funcional.
É coordenadora do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura, vice-chefe do Departamento de Engenharia de Materiais da EESC/USP. além disso, é membro da Comissão de Graduação, da Egrégia Congregação, do Conselho Técnico administrativo e da Comissão de Cultura e Extensão da EESC/USP.
Em 2020, como membro da CG, participou ativamente da organização das atividades de capacitação dos corpos docente e discente, relacionadas às mudanças no processo de de ensino-aprendizagem durante o príodo de islomaneto social imposto pela pandemia. No mesmo ano, foi responsável pela elaboração do novo Projeto pedagógico do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura da USP.
É supervisora do laboratório de Materiais Cerâmicos e do Laboratório de materiais com gradiente funcional.
Em função do isolamento social imposto pela pandemia no ano de 2020, no período também foram desenvolvidas e oferecidas avaliações a serem aplicadas a distância. Para tal, foram desenvolvidas, para as disciplinas oferecidas, um banco de questões com média de 20 questões para cada questão das avaliações aplicadas regularmente. As avaliações foram aplicadas e o processo se mostrou bastante interessante, dada a transparência do processo e eficiência de comunicação com o corpo discente. Esse processo deve se manter com a volta dos cursos presenciais.