Publicações no BrCris
 

Claudia Estevam Costa

Pós-Graduação pela PUCRS em Gestão de Pessoas, Mentoring e Coaching (2021). Psicóloga e mentora de cursos formativos por mídias sociais. Formação pela Act Coaching, desenvolve processos de Coaching Acadêmico,Self Coaching e de Carreiras; bem como Mentoring no Desenvolvimento de Pessoas e Projetos. Criadora do curso de Português On Line da UNIATITUDE. Revisora de textos acadêmico-científicos em Português e Espanhol. Psicologa, tem interesse em pesquisa na área de Psicologia Analítica, Arteterapia; Psicolinguística, Psicologia Humanista Existencial e Neurolinguística. DOUTORA e MESTRE em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciada em Letras (habilitação: Português- Literatura e Português-Espanhol) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989). Foi parecerista na área de língua estrangeira-Espanhol para o documento da BNCC(Base Nacional Comum Curricular). Mentoreou o processo de criação do Departamento de Espanhol no Colégio Pedro II, bem como o curso de Pós-Graduação em Espanhol na Instituição; contexto no qual foi COORDENADORA dessa Pós-Graduação por três anos. Participou como Avaliadora em todos os processos do PNLD ( Programa Nacional do Livro e do Material Didático) para o Ensino Medio e como recursivista no PNLD -Fundamental em 2014. Empreende pesquisa principalmente nos seguintes temas: discursividade; políticas de línguas - ensino de LE; Políticas e teoria curricular . Professora TITULAR aposentada pelo Colégio Pedro II- governo federal.
graduation at Licenciatura e Bacharelado em Letras (Português- E from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), master's at Language from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) and doctorate at Language from Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: currículo, ensino de le, pnld, políticas de línguas - ensino de le, currículo - ensino médio- língua estrangeira, ensino de espanhol-inclusão and gênero discursivo, ensino-aprendizagem, espanhol.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •