Marcos Serra (nome artístico e bibliográfico de Marcos Eduardo da Silva Leandro). Mestre e Doutor em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ator e professor de artes cênicas na SME (Secretaria Municipal de Educação do RJ) e na SEEDUC (Secretaria de Estado de Educação do RJ). Graduado em artes cênicas (licenciatura) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com atuação no Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEPAA).
Participo do grupo de pesquisa Kékeré, coordenado pela profª drª Stela Guedes Caputo (minha orientadora no mestrado e doutorado), no Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ (ProPEd/UERJ). A produção acadêmica do Kékeré, sua principal meta, é a pesquisa com crianças e suas aprendizagens nos terreiros de candomblé, bem como as pesquisas sobre o ensino religioso nas escolas das redes públicas de ensino.
Também participo do Grupo de Estudo e Patrimônio Cultural Afro-brasileiro (GEPICAFRO), coordenado pelo profº drº Otair Fernandes, no PPGEDUC (Programa de Pós-Graduação em Educação) do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM-UFRRJ). O objetivo principal do grupo é a pesquisa da patrimonialização material e imaterial afro-brasileira, seus conceitos e suas interseções.
Minha atuação acadêmica, profissional e social, estão diretamente relacionadas às perspectivas e objetivos desses grupos, sobretudo, a busca por uma educação de qualidade que prime pela diversidade étnica e cultural.