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Gilberto Cezar de Noronha

Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com estágio de pesquisa na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris. Possui graduação em Estudos Sociais - Licenciatura em História, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco (2002) e Mestrado em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Brasil, atuou principalmente nos seguintes temas: história, memória e patrimônio cultural, história e ensino de história, Políticas de Inclusão e práticas de Educação Inclusiva, discursos identitários; representações do espaço, tempo e história; sertão e modernidade. Interessa-se pelas estratégias de comunicação dos museus e os desafios de gestão do patrimônio cultural e sobre as narrativas historiográficas que exploram o universo fronteiriço das relações entre história e literatura. Tem pesquisado sobre as linguagens da exclusão, estereótipos, nomeações, expressões e figurações que constituem e instituem a gramática da exclusão pela qual são enunciados os dilemas nacionais. estratégia pela qual tem buscado pensar Minas Gerais, o Brasil e o mundo pelo viés da história. Foi coordenador dos cursos de graduação em história do INHIS-UFU 2016 a 2018) e. atualmente, coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Política (NEPHISPO/Inhis/UFU) e atua como pesquisador (vice-líder) do Sapientia: Laboratório de Estudos em Idade Média e Moderna (Grupo de Pesquisa do CNPQ/UFG). Atua nos cursos de graduação (Bacharelado e Licenciatura) e pós-graduação do Instituto de História da UFU (PPGHI-UFU e Profhistória-UFU).
Professor Associado no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. Atua nos cursos de graduação e pós-graduação em história da UFU (Licenciatura, Bacharelado em História, Mestrado Profissional em Ensino de História e Mestrado Acadêmico em História, Cultura e Poder) Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com estágio de pesquisa na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris.Tem experiência na área de História, com ênfase em História Brasil, atuou principalmente nos seguintes temas: história, memória e patrimônio cultural, história e ensino de história, Políticas de Inclusão e práticas de Educação Inclusiva, discursos identitários; representações do espaço, tempo e história; sertão e modernidade. Interessa-se pelas estratégias de comunicação dos museus e os desafios de gestão do patrimônio cultural e sobre as narrativas historiográficas que exploram o universo fronteiriço das relações entre história e literatura. Tem pesquisado sobre as linguagens da exclusão, estereótipos, nomeações, expressões e figurações que constituem e instituem a gramática da exclusão pela qual são enunciados os dilemas nacionais, estratégia pela qual tem buscado pensar Minas Gerais, o Brasil e o mundo pelo viés da história. Foi coordenador dos cursos de graduação em história do INHIS-UFU 2016 a 2018) e. atualmente, coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Política (NEPHISPO/Inhis/UFU). Atua como pesquisador (vice-líder) do Sapientia: Laboratório de Estudos em Idade Média e Moderna (Grupo de Pesquisa do CNPQ/UFG).

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