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Simone Michelle Silvestre

bachelor's at Letras from Universidade Estadual de Campinas (2001), bachelor's at Lingüística from Universidade Estadual de Campinas (2005) and master's at Education from Universidade Estadual de Campinas (2007). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: timor-leste, romance adaptação folhetos, literatura de cordel, língua portuguesa and tetum.
possui graduação em Letras e Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2001 e 2005, respectivamente) e é doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem na mesma instituição (2016). Mestre pelo grupo de pesquisa ALLE - Alfabetização, Leitura e Escrita - da Faculdade de Educação da Unicamp. Tem experiência nas áreas de ensino da língua portuguesa como L1 e L2, leitura e produção de textos acadêmicos e oficinas para a formação de professores no campo da literatura de cordel. Desenvolveu, entre 2008 e 2009, trabalho com gêneros textuais escritos, com literatura infanto-juvenil em Língua Portuguesa e leitura e produção de textos nos Programas de Graduação da Faculdade de Ciências da Educação e da Pós-Graduação da Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL) em Timor-Leste, país membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). No Brasil, atuou como corretora em bancas de redação de vestibulares nacionais, tutora em cursos de educação a distância pela internet, e trabalhou na formação continuada de professores da rede pública de ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), atuando, principalmente, nos projetos Teia do Saber (2005 e 2007) e RedeFor-Unicamp (2010 a 2012). Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) junto à Universidade Nova de Lisboa em Portugal, sob a supervisão do Prof. Dr. Fernando Augusto de Figueiredo, nos anos de 2013 e 2014, com pesquisa de arquivo e recolha de documentação diversa sobre Políticas de Línguas para Timor-Leste em arquivos, centros de documentação e em bibliotecas nacionais e universitárias de Lisboa, do Porto, de Cernache do Bonjardim e do Algarve. Defendeu pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Unicamp, na área de Análise de Discurso, tese sobre a apresentação e análise do processo de gramatização das línguas de Timor-Leste, no fim do século XIX, até o término da colonização portuguesa em 1975, e de que modo o processo marcou a implementação da Política de Línguas do Estado de Timor-Leste, adotada em 2002, com o reconhecimento internacional da independência do Timor Português, após os vinte quatro anos de ocupação indonésia (1976 a 1999).

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