Doutor e Mestre em Música pela UNIRIO como bolsista do CNPq e especializações no Oberlin Conservatory e Cleveland Institute of Music, Pedro Sá é timpanista/percussionista há quase quatro décadas. Vem colaborando como timpanista e percussionista (substituto/extra), com os naipes da OSB, Petrobras Sinfônica, OSN-UFF, Osuel, OSTMRJ e outras, Estudou no Brasil com Luiz DAnunciação e recebeu orientação em Ohio de Paul Yancich, Marc Damoulakis e Tom Sherwood (respectivamente os naipes de tímpanos e percussão da The Cleveland Orchestra). Regularmente é convidado para realizar recitais e master classes em todo o Brasil, México, China, Porto Rico, Argentina, Portugal e Estados Unidos (tendo se apresentado em dez estados norte-americanos, em eventos e instituições de renome, tais como Oberlin Percussion Institute, Truman State University e Memphis University, entre outros).
Juntamente com a percussionista Janaína Sá, atua no Duo Sá de Percussão, tendo se apresentado e proferido palestras na PASIC, o maior "evento" mundial de percussão, em Indianápolis e San Antonio (Texas) e Festival de Percussão na China. Além disso, regulamente escreve artigos para as mais conceituadas revistas de percussão do mundo, como a Percussive Notes (Indiana) e Modern Dummer, dentre outras.
Na Escola de Música da UFRJ, Pedro inovou ao criar a disciplina Laboratório de Percussão, que ensina a escrita da percussão para alunos de composição, contribuindo dessa forma com o desenvolvimento e expansão de novas obras para conjunto de percussão, composições que recebem sua primeira audição pelo Grupo de Percussão da UFRJ, conjunto estável da EM. Pedro também é Pesquisador Associado/Consultor da Percussão do Museu Instrumental Delgado de Carvalho, o primeiro museu virtual de instrumentos musicais do Brasil, que atua em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Atua como bancas julgadora de concurso público para docente permanente, como da Fames e UFOP, entre outras, além de bancas internacionais para timpanista da Orquestra do Teatro Colón, de Buenos Aires.
master's at Music from Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009) and doctorate at Music from Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2018). He is currently percussion professor at Escola de Música da UFRJ, acting on the following subjects: música de câmara, instrumentos de percussão, percussão contemporânea, música contemporânea and instrumentos com som de altura indeterminada..