Heloisa Helena Oliveira Buarque de HollandaBolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível SrMembro efetivo e perpétuo da Academia Brasileira de LetrasPossui graduação em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1961), mestrado em Letras ( Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Letras ( Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979). Fez Pós-Doutorado em Sociologia da Cultura na Columbia University (1982-83). Atualmente é Professora Emérita de Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação e Coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea vinculado ao Programa de Pós Graduação Ciência da Literatura, Faculdade de Letras , Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua atividade de pesquisa privilegia a relação entre cultura e política, trabalhando especialmente nos campos teóricos da teoria literária e dos estudos culturais. Sua pesquisa dedica-se às áreas de poesia, relações de gênero, relações étnicas, culturas marginalizadas e as questões colocadas pelo novo quadro econômico, político e cultural dos processos de globalização e desenvolvimento tecnológico. Nestes últimos anos, seus estudos e pesquisas vêm focando a cultura produzida nas periferias urbanas, as relações de gênero e o impacto das novas tecnologias digitais na produção e no consumo culturais. Em suas palestras e artigos mais recentes, o foco principal de seu trabalho vem sendo as questões relativas ao cruzamento da tecnologia, cultura e desenvolvimento. Coordena o laboratório de tecnologias sociais Universidade das Quebradas, um projeto experimental de extensão baseado no conceito de ecologia dos saberes e o Laboratório da Palavra, espaço experimental de pesquisa, criação e produção editorial em base digital e multiplataforma e o Laboratório Mulher na Universidade, sobre a mulher e a produção de conhecimento. É autora de muitos livros entre eles Macunaíma, da literatura ao cinema; 26 poetas hoje; Impressões de Viagem; Cultura e participação nos anos 60; Pós modernismo e política; O feminismo como crítica da cultura; Guia poético do Rio de Janeiro; Asdrúbal Trouxe o Trombone: memórias de uma trupe solitária de comediantes que abalou os anos 70; Escolhas, uma autobiografia intelectual; Explosão feminista e Pensamento feminista: conceitos fundamentais e Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto.
Heloisa Helena Oliveira Buarque de HollandaCNPq Research Productivity Scholarship - Senior LevelEffective and perpetual member of the Brazilian Academy of LettersGraduated in Classical Letters from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (1961), master's degree in Letters (Brazilian Literature) from the Federal University of Rio de Janeiro (1974) and Ph.D. in Letters (Brazilian Literature) from the Federal University of Rio de Janeiro ( 1979). He did a Postdoctoral Fellowship in Sociology of Culture at Columbia University (1982-83). She is currently Professor Emeritus of Critical Theory of Culture at the School of Communication and Coordinator of the Advanced Program of Contemporary Culture linked to the Graduate Program Science of Literature, Faculty of Letters, Federal University of Rio de Janeiro. His research activity emphasizes the relationship between culture and politics, working especially in the theoretical fields of literary theory and cultural studies. Her research is dedicated to the areas of poetry, gender relations, ethnic relations, marginalized cultures and the issues posed by the new economic, political and cultural framework of globalization processes and technological development. In recent years, her studies and research have focused on the culture produced in urban peripheries, gender relations and the impact of new digital technologies on cultural production and consumption. In her most recent lectures and articles, the main focus of her work has been on issues related to the intersection of technology, culture and development. She coordinates the Universidade das Quebradas social technologies laboratory, an experimental extension project based on the concept of ecology of knowledge, and the Laboratório da Palavra, an experimental space for research, creation and editorial production on a digital and multiplatform basis, and the Laboratório Mulher na Universidade, on women and the production of knowledge. She is the author of many books, including Macunaíma, from literature to cinema; 26 poets today; Travel Prints; Culture and participation in the 1960s; Post modernism and politics; Feminism as a critique of culture; Poetic Guide to Rio de Janeiro; Asdrúbal Brought the Trombone: memories of a solitary troupe of comedians who rocked the 70s; Choices, an intellectual autobiography; Feminist Explosion and Feminist Thought: Fundamental Concepts and Brazilian Feminist Thought: Formation and Context.