Professora efetiva - adjunta do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal. Doutora em Educação (2022/ conceito Capes 6/ bolsista do CNPq/Brasil) e Mestra em Educação (2017/ conceito Capes 5/ bolsista do CNPq/Brasil) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília/SP, com realização de três estágios de docência. É especialista em Educação Especial e Inclusiva (2018) com recebimento de Destaque científico e Pedagoga (2012/bolsista do CNPq/Brasil), pela Unesp FFC- Câmpus de Marília/SP com premiação do título de Mérito Acadêmico pelo excelente aproveitamento e destaque na conquista da maior média do Curso de Pedagogia.Também é Psicopedagoga Institucional e Clínica (2015) e especialista em Gestão Educacional (2022). Autora do livro: Espaço e lugar privilegiado para formação de professores: Instituto de Educação 'Fernando Costa' (1953-1975) disponível em: https://lnkd.in/epu4Wvg e juntamente com Souza, do livro Práticas pedagógicas para mudanças de concepções de deficiências e atitudes sociais em relação à inclusão disponível em: https://shre.ink/m7x4 publicados pela Editora Cultura Acadêmica. Organizadora de dossiês de artigos científicos e livros, autora de artigos científicos, capítulos de livros, trabalhos completos, resumos expandidos e simples, publicados em anais de eventos científicos nacionais e internacionais.Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação inclusiva, formação de professores e Educação Infantil. Atuou como professora de cursos de Pós-Graduação, como Assistente de Escolas Municipais de Educação Infantil de Marília/SP pela Secretaria Municipal da Educação (com ênfase na formação de professores coordenadores e professores do sistema de ensino em questão), atuou também na Coordenação Pedagógica de uma Emei e como professora da Educação Especial, do Ensino Fundamental e da Educação Infantil em Marília/SP e Garça/SP. Integrante de grupos de pesquisa, a saber: GP FORME- Formação do Educador e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE). Também foi membro do grupo de pesquisa Diferença, desvio e estigma (2016-2022). E-mail: alinenovaesc@gmail.com
graduation at Pedagogia from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) and master's at Education from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Has experience in Education, focusing on History of the Education, acting on the following subjects: história da educação, instituto de educação, formação de professores, educação and pibid.