Gabriel Rossi
Mestre em Letras Clássicas pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Bacharel em Estudos Literários pela Unicamp: formação destinada ao estudo da poesia, prosa, tragédia e comédia greco-latina, e literatura francesa e inglesa dos séc. XIX ao XX.
Ênfase no estudo da linguagem poética e teatral em Latim, de Plauto, Terêncio e dos poetas neotéricos e/ou elegíacos romanos, bem como da composição-estrutura e elementos das obras da comédia republicana de Roma e dos fragmentos da Néa.
Cursado e concluído o estudo das línguas clássicas, grego clássico e latim, também foram realizadas duas iniciações científicas, sob orientação da Profa. Dr. Isabella Tardin Cardoso - especialista em Plauto -, atinentes à pesquisa nas comédias de Terêncio: ponto de partida para o interesse no estudo das peças terencianas e plautinas.
Concluído o Mestrado, sob supervisão do Prof. Dr. José Eduardo dos Santos Lohner - especialista nos diálogos-discursos retóricos e declamatórios e na obra dramática de Sêneca - com a tradução da Andria de Terêncio e a pesquisa das metateatralidades.
Os estudos atuais compreendem a análise de elementos estético-estruturais das comédias terencianas e também plautinas: circunstâncias de metateatro, recursos metagenéricos e metaficcionais em Terêncio e a intertextualidade entre as obras matrizes gregas precedentes e as romanas delas decorrentes, cotejando os textos do teatro latino com as comédias gregas de Menandro, embora fragmentadas, e com as obras do período helenístico, sobretudo fragmentos da poesia de Calímaco, de grande influência para os poetas romanos do período de Augusto, cujas obras também são pertinentes ao estudo e influência de Terêncio em escritores posteriores de Roma.
Trabalhando na versão do latim para a língua portuguesa das seis obras de Terêncio e de comédias plautinas, pesquisando o aspecto estático-gráfico-cênico das cenas plautinas e, em contrapartida, a suposta dimensão realista e a literalidade na impressão de uma qualidade fluida-expressiva-textual das comédias e na falsa impressão de realismo em Terêncio: "adesão" ao modelo menandriano e "expansão" dos limites da máscara-persona que circunscreve e delimita o caráter e as ações dos personagens-tipo.
graduation at Estudos Literários from Universidade Estadual de Campinas (2012) and master's at Language from Universidade de São Paulo (2016). , acting on the following subjects: terêncio, prólogos terencianos, poética, tradição and comédia palliata.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
