Publicações no BrCris
 

Fernanda Ayaviri Matuk van Maurik

Atualmente, é professora titular no Instituto Federal de Minas Gerais ? campus São João Evangelista campus (desde 2015). Possui graduação em Geografia (2009) e Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) ? na área de pesquisa participativa, pedologia e extensão e com bolsa do CNPq? pela Universidade Federal de Viçosa (2012), e Doutorado em Ciências Ambientais realizado de forma plena na universidade Holandesa Wageningen University (2020) ? com bolsa da CAPES. Leciona Geografia, para o nível de Ensino Básico Técnico e Tecnológico; Geologia, para a Licenciatura em Ciências Biológicas (1454373); e Sociologia e Extensão Rural, para o bacharelado em Agronomia. Orienta e desenvolve projetos envolvendo pesquisa, ensino e extensão (pesquisa participativa inter- e trans-disciplinar), nas áreas de: epistemologia de sistemas de conhecimento, pesquisa participativa, Etnoecologia, Etnopedologia e metodologias participativas (por exemplo, diagnóstico de sistemas sócio-ecológicos, mapeamento participativo, levantamento e planejamento ambiental). Sua pesquisa objetiva aprimorar métodos e entendimentos para uma troca e coprodução (produção colaborativa) de conhecimento que seja legítima e usável para ser adotado na prática; de modo a ampliar a sustentabilidade ambiental (incluindo redução de pressões sobre a biodiversidade e as mudanças climáticas). Esta co-produção envolve a combinação e o entrelaçamento de conhecimentos científicos e não-científicos , bem como das ontologias culturais (valores, visões de mundo e crença), práticas social ligadas ao manejo de recursos naturais e demandas locais que dirigem as decisões de manejo e governaça ambiental desses grupos. Essa pesquisa e coproducção de conhecimento inclui práticas de uso e manejo do solo, da paisagem, de serviços ecossistêmicos e de resíduos sólidos. Esses projetos envolvem consumidores urbanos, estudantes, comunidades tradicionais (tais como as quilombolas), etnias indígenas, gestores públicos e cientistas.
Fernanda is currently a professor at the Federal Institute of Minas Gerais ? São João Evangelista campus (since 2015). Graduated in Geography (2009) and Master?s in Agronomy (Soils and Plant Nutrition) ? with an expertise on participatory research, pedology and extension and a CNPq grant; both obtained at Federal University of Viçosa (2012). PhD in Environmental Sciences at the Dutch university Wageningen University (2020) ? with a CAPES grat. She teaches Geography, for the Technological and Technical Basic Education level; Geology, for the Degree in Biological Sciences (1454373); and Sociology and Rural Extension, for a bachelor's degree in Agronomy. She also supervises and develops projects involving research, teaching and extension, in the areas of: epistemology of knowledge systems, participatory research (inter- and trans-disciplinary research involving Ethnoecology, Ethnopedology or agroecology) and participatory methodologies (including socio-ecological diagnosis, participatory mapping and environmental planning), aiming to expand environmental sustainability. To do that, she focus her research on the development and improvement of methods for knowledge exchange and co-production (collaborative production) of legitimate and effective knowledge, involving scientific and non-scientific knowledge (indigenous and local) as well as cultural ontologies and practices of governance and management of natural resource (eg. o soils, landscapes, ecosystem services and solid waste). These projects involve urban consumers, students, traditional communities such as maroons, indigenous peoples, policy actors and scientists

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •