Publicações no BrCris
 

Rose Satiko Gitirana Hikiji

Professora associada do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). É vice-coordenadora do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP (LISA-USP). Coordena o PAM - Pesquisas em Antropologia Musical, e é vice-coordenadora do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI-USP) e pesquisadora do Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama (NAPEDRA-USP). É autora dos livros "Imagem-violência - Etnografia de um cinema provocador" (Terceiro Nome, 2012) e "A música e o risco" (EDUSP, 2006), co-autora de "Lá do Leste - Uma etnografia audiovisual compartilhada" (Humanitas, 2013) e co-organizadora das coletâneas "Escrituras da imagem" (EDUSP, 2004), "Imagem-conhecimento" (Papirus, 2009), "Antropologia e Performance - Ensaios Napedra" (Terceiro Nome, 2013), "Bixiga em Artes e Ofícios" (Edusp, 2014) e "A Experiência da Imagem na Etnografia" (Terceiro Nome, 2016). É editora da GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia e da JAVEM (Journal of Audiovisual Ethnomusicology). É uma das organizadoras da coleção Sexta-Feira - Antropologias, Artes e Humanidades. Dirigiu vários vídeos etnográficos, entre eles "Afro-Sampas" (2020), "Woya Hayi Mawe - Para onde vais" (2018) e "Tabuluja" (2017), co-dirigidos com Jasper Chalcraft), "Violão-canção: Uma alma brasileira" (2016, co-diretora, com Chico Saraiva), "The Eagle" (2015; co-dirigido com Alexandrine Boudreault-Fournier), "Fabrik Funk" (2015; co-dirigido com Alexandrine Boudreault-Fournier e Sylvia Caiuby Novaes), "A arte e a rua" (LISA, POLIS, 2011) e "Lá do Leste" (Etnodoc, 2010), ambos co-dirigidos com Carolina Caffé, "Cinema de quebrada" (LISA, 2008), "Pulso, um vídeo com Alessandra" (LISA, 2006) e "Microfone, Senhora" (LISA, 2004). Realizou várias pesquisas com apoio da FAPESP (desde o mestrado ao pós-doutorado). Desenvolveu entre 2016 e 2023 a pesquisa "Ser/tornar-se africano no Brasil: Fazer musical e patrimônio cultural africano em São Paulo", junto ao Projeto Temático Fapesp "O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia" (processo 2016/05318-7), no qual foi Pesquisadora Principal. Atua na linha Antropologia das formas expressivas, com ênfase em Antropologia Visual, Antropologia da Performance e Antropologia da Música. Suas pesquisas abordam as seguintes temáticas: cinema e violência, música em projetos de intervenção para a infância e juventude, filme etnográfico, produção audiovisual e artística na periferia, música e imigração africana. É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) e em Ciências Sociais pela USP (1995). Mestre (1999) e doutora (2004) em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da FFLCH-USP. Realizou pós-doutorado no Departamento de Antropologia da USP (2004-2005). Com Bolsa de Pesquisa no Exterior Fapesp, realizou um estágio como visiting scholar junto a SOAS (School of Oriental and African Studies) da University of London em 2017 e atividades de pesquisa e docência como pesquisadora visitante na Università di Siena (Itália) em 2021 e 2022.
Rose Satiko Gitirana Hikiji is a professor of the Department of Anthropology at the University of São Paulo (USP) since 2005. Vice-coordinator of LISA (Laboratory of Image and Sound in Anthropology at USP). She is also the coordinator of PAM (group of research in musical anthropology), vice-coordinator of GRAVI (Group of Visual Anthropology) and member of NAPEDRA (Nucleous of Anthropology, Performance and Drama). Visiting scholar at SOAS - University of London in 2017 and visiting researcher at the University of Siena (Italy), from September 2021 to February 2022.Author of the books Imagem-violência - Etnografia de um cinema provocador (Terceiro Nome, 2013) and A música e o risco (Edusp/Fapesp, 2006), co-author of Lá do Leste (Humanitas, 2013), and co-editor of A experiência da imagem na etnografia (Terceiro Nome, 2016), Bixiga em Artes e Ofícios (Edusp, 2014), Antropologia e Performance (Terceiro Nome, 2013), Escrituras da Imagem (Edusp, 2004) e Imagem-Conhecimento (Papirus, 2009). She has made diverse ethnographic films, including "Afro-Sampas"(2020), Woya Hayi Mawe - Where are you going to? (2018) and Tabuluja (2017), both co-directed with Jasper Chalcraft, Violão-Canção: Brazilian Soul (2016; with Chico Saraiva), The Eagle (2015, with Alexandre Boudreault-Fournier), Fabrik Funk (2015, with Alexandre Boudreault-Fournier and Sylvia Caiuby Novaes), Art and the Street (2011, with Carolina Caffe), Quebrada's cinema (2008) and the webdocs Lá do Leste (ladoleste.org) and Bixiga em Artes e ofícios (www.yayabixiga.com.br).She was the vice-director of Centro de Preservação Cultural (CPC-USP) (2010-2014) and member of the editorial board of the journals Revista CPC (2010-2014), Revista de Antropologia (2007-2010) and Sexta-Feira - Antropologia, Artes e Humanidades (1997-2006). She's member of the editorial board of GIS - Gesture, Image and Sound - Journal of Anthropology and of JAVEM - Journal of Audiovisual Ethnomusicology,.Currently she conducts the research project Being/Becoming African in Brazil, in the Tematic Project "Local Musicking - New pathways for ethnomusicology" (Fapesp grant 2016/05318-7), in which she was also a Principal Investigator.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •