Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e formação pós-graduada (mestrado e doutorado) em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (doutorado concluído em 1998). Realizou ainda cinco estágios pós-doutorais: uma em Comunicação (na Universidade Complutense de Madri, em 2006) e mais quatro em Ciências Sociais (na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 2014; na CLACSO, em 2015; na École de Hautes Études en Sciences Sociales; em 2019; na Université Paul-Valéry Montpellier, em 2020). Em duas ocasiões foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ (primeiramente entre 2007 e 2009, e, posteriormente, entre 2017 e 2019), o qual foi avaliado com conceito 7 pela CAPES em 2017 e 2022. Com apoio do Programa CAPES-PRINT foi Professor Visitante Sênior do Departamento de Sociologia da Université Paul-Valéry de Montpellier, França (em 2020). Atualmente é: pesquisador 1C do CNPq; Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (na categoria sênior) pela segunda vez; Professor Titular da Escola de Comunicação da UFRJ; docente vinculado a linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ; coordenador geral do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação, vinculado também ao PPGCOM da UFRJ (atua como líder deste grupo de pesquisa, fundado em 1992, que está inscrito na base do CNPq). É um dos membros fundadores do COMUSICA e dos seguintes GTs: Comunicação, Música e Entretenimento (da INTERCOM) e Estudos de Som e Música (da COMPÓS). Vem desenvolvendo a seguinte investigação: Comunicação e Música nos Espaços Urbanos do Estado do Rio de Janeiro (projeto que conta com o apoio e recursos do CNPq). Vem trabalhando nos últimos anos com os seguintes tópicos: comunicação cultura urbana; cidades criativas; estudos som e música; juventude, espacialidade políticas públicas (para mais informações cf. o site/blog do pesquisador: https://micaelherschmann.wordpress.com). É autor de inúmeros artigos, ensaios, coletâneas e livros (elaborados individualmente e em parceria). Dentre a sua produção intelectual mais recente destacam-se as seguintes publicações: A força Movente da Música (Editora Sulina, 2023); Artivismos Urbanos (Editora Sulina, 2022); Cidades Musicais (Editora Sulina, 2018); Música nas ruas do Rio de Janeiro (Editora Intercom, 2014); Entretenimento, Felicidade e Memória (Anadarco Editora, 2012); Comunicações e Territorialidades (Anadarco Editora, 2012); Nas bordas e fora do mainstream musical (Editora Estação das Letras e das Cores, 2011); Indústria da Música em Transição (Editora Estação das Letras e das Cores, 2010); Comunicação e História - interfaces e novas abordagens (Editora Mauad X, 2008); Lapa, cidade da música (Editora Mauad X, 2007); Novos Rumos da Cultura da Mídia (Editora Mauad X, 2007); Comunicação, Cultura e Consumo (Editora E-Papers, 2005); Mídia, Memória Celebridades (Editora E-Papers, 2003); O funk e o hip-hop invadem a cena (Editora UFRJ, 2000); Linguagens da Violência (Editora Rocco, 2000); Abalando os anos 90 (Editora Rocco, 1997); A invenção do Brasil Moderno (Editora Rocco, 1994); e Lance de Sorte (Editora Diadorim, 1993).
bachelor's at História from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), master's at Comunication from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) and doctorate at Comunication from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Has experience in Comunication, focusing on Comunication, acting on the following subjects: comunicação, cultura, música, mídia and novas tecnologias.