Desde 2020 é Professora efetiva de Artes, no curso de Pedagogia da UEMG, em Passos, MG. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES da UERJ, com a realização da pesquisa "Escolinha de Arte do Brasil - obra moderna em revisão histórico-conceitual" (fev de 2019 - jan de 2022), pesquisa integrada à Linha de Pesquisa "Arte, Pensamento e Performatividade" coordenada pela Prof.ª Dr.ª Isabela Frade. Doutora em Ciência da Literatura (área de concentração: Teoria Literária), pela UFRJ (desde 2018). Tese de doutorado: ?Sede do MES: uma obra de arte ?vanguardista? criada durante a repressão política e cultural das décadas de 1930 e 1940?, realizada com a orientação da Prof.ª Dr.ª Martha Alkimin e coorientação do Prof. Dr. Eduardo Coelho. A Tese problematiza aspectos ligados à construção da sede do Ministério da Educação e Saúde Pública (MES) realizada entre as décadas de 1930 e 1940 e sua significação simbólica também na contemporaneidade. Dialoga criticamente com questões ligadas à criação do acervo artístico da sede do MES na intercomunicação entre arte e arquitetura modernas, educação, cultura. A referida Tese enfatiza a importância da democratização da educação e da arte alicerçadas na criticidade, na liberdade de expressão e criação, propondo reflexões a respeito do significado do espírito da inovação e da emancipação de estéticas que promovidas pela criação da sede do MES potencializam diálogos críticos geradores de formas mais autônomas de se perspectivar o Brasil (Tese de doutorado aprovada com indicação de publicação).
Mestre em Educação pela UFF, tendo realizado a dissertação ?Pontes a serviço das margens? no Campo de Confluência: Políticas Públicas e Movimentos Instituintes em Educação ? Linha de Pesquisa: Política de Formação de Profissionais da Educação ? Memórias e Narrações em Educação. No mestrado, contou com a orientação da Prof.ª Dr.ª Emérita Célia Frazão Soares Linhares, quando, através de metodologias que integram educação, artes genuínas e não catalogadas, cultura, patrimônio, memórias e narrativas, estabeleceu pontes de interlocuções críticas entre contextos ambivalentes, reveladores das múltiplas realidades, potências e tensões nas quais vivem pessoas que estão dentro das escolas formais e indivíduos excluídos destes espaços formativos (Dissertação de mestrado aprovada com indicação de publicação).
Especialista em Leitura: Teoria e Práticas, pela Universidade da Cidade-RJ. Atriz pela UFBA - Bacharelado em Artes Cênicas.
Entre 2017 e 2018 supervisionou a equipe de pesquisadores na realização do Inventário Participativo do Museu Vivo do São Bento - MVSB (Eco Museu de percurso), localizado em Duque de Caxias, RJ e criou materiais didáticos para o Inventário Participativo do MVSB.
Entre 2007 e 2015 integrou a equipe do Núcleo de Arte-Educação e Inclusão Social da Associação Cultural Candido Portinari, coordenado por Suely Avellar. Como equipe desta Associação dirigida por João Candido Portinari, Isabel Reis realizou a curadoria e montagem de exposições que apresentaram obras de Candido Portinari e ministrou Cursos, Palestras em escolas e universidades públicas e privadas, apresentando reflexões na interligação de aspectos da vida e obra do artista Portinari às múltiplas realidades e problemáticas da contemporaneidade.
Entre 2009 e 2011 atuou como consultora Unesco/MEC participando da construção de uma proposta de projeto para a criação ? no atual Palácio Gustavo Capanema ? de um Centro de Memórias da Educação e da Cultura Nacionais, o que gerou a elaboração do projeto ?Do Palácio Capanema ao Palácio Brasil: Centro de Memórias da Educação e da Cultura?, realizado pela Unesco em parceria com o Ministério da Educação. Isabel Reis elaborou materiais pedagógicos que visavam potencializar a acessibilidade pública ao acervo artístico do atual Palácio Gustavo Capanema (criado para a sede do MES entre 1937-1945) e instigar criticamente o público visitante desse Palácio moderno.
graduation at Bacharel em Artes Cênicas from Universidade Federal da Bahia (1994), master's at Education from Universidade Federal Fluminense (2006) and doctorate at Language from Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: candido portinari, artes plásticas, arte-educação, cultura e arte, educação, arte moderna and memória, acervos e cultura.