Munir Klamt Souza
Munir Klamt possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e especialização em Economia da Cultura, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). É Mestre em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes de UFRGS (2011) e Doutor pela mesma instituição (2016), tendo sido contemplado com bolsa Capes em sua formação. Sua Tese, Metamedidas, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2017. Lecionou na Universidade Federal do Rio Grande em 2017. Atualmente realiza Pós-Doutorado na Universidade de Brasília.
Desde 2003 assina seus trabalhos como Ío, um pseudônimo também usado em parceria com Laura Cattani. Sua produção plástica e visual abarca diversos meios, contextos e plataformas, tais como vídeos, instalações, desenho, web art, performance ou fotografia.
Em sua produção, destacam-se a exposição Aporia (2015), do projeto RS Contemporâneo, com curadoria de Julia Rebouças, vencedora do Prêmio Especial do Júri no IX Prêmio Açorianos de Artes Plásticas; Do Lado de Fora de um Quarto Fechado (2012), premiada como Melhor Exposição no 2º Prêmio IEAVi; Zede Etes (2008), vencedora do Prêmio Destaque em Mídias Tecnológicas do III Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Dentre as exposições coletivas: RS XXI (2018), com curadoria de Paulo Herkenhoff, no Santander Cultural, Porto Alegre (Brasil/RS); Apologue (2018), de sua curadoria, na Galeria Un-Spaced em Paris (França); Histartiencia (2018), no Espacio de Arte Contemporáneo (Montevidéu/ Uruguai); Unânime Noite ? Volume 3, com curadoria de Bernardo José de Souza, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, RS; Humanas Interlocuções (2016), na Fundação Vera Chaves Barcellos; LINDE (2014), de sua curadoria, na CCMQ (Poa/RS) e Centro Conti (Buenos Aires/Arg); Mutatis Mutandis (2013), no Largo das Artes (Rio de Janeiro/RJ); Artesul Contemporánea (2013) Centro de Exposiciones Subte (Montevidéu/ Uruguai). Recebeu Menção Honrosa nos 1º e 4º Prêmios IEAVI de Incentivo às Artes Visuais e oito indicações ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, por exposições, publicações e projetos coletivos, e indicação ao Prêmio do Júri por sua trajetória artística. Participou da residência artística Sala_Taller III (2013), do Espacio de Arte Contemporáneo em Montevidéu, e residência artística Kaá, do Instituto Yvy Maraey (Poa).
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos