Angela Dolabela Canfora
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1994); especialização em Planejamento Ambiental Urbano pelo Instituto de Educação Continuada da PUC Minas (2003); mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Escola de Arquitetura da UFMG (2010).
Arquiteta e urbanista; servidora analista de patrimônio cultural no IEPHA-MG (1989-1990; 2000-2022), IPHAN (1996-1998) e municípios (1999).
Atividades. Projetos de arquitetura; pesquisa, inventários culturais (IPAC/MG); instrução de processos de tombamento estadual e municipal; diretrizes de intervenção em áreas protegidas; pareceres técnicos de identificação, avaliação de tombamento estadual; análise de impactos de empreendimento ao patrimônio cultural; identificação e cadastro de bens culturais desaparecidos; desenvolvimento de banco de dados de inventários culturais; planos, programas e projetos de preservação de bens culturais; coordenação e participação de grupos de trabalho e colegiados; organização e arquivamento de documentos administrativos; capacitação técnica.
Recusos: Word, Excel, Power Point; AutoCAD, QGIS, ArcGIS, Google Earth.
Ações. Instrução de processos de tombamento estadual: Núcleo histórico urbano de Santana dos Montes/MG; Serra do Curral , Belo Horizonte/MG; Centro histórico de Januária/MG; Mineração Morro Velho, Nova Lima/MG; Centro histórico de Grão Mogol; Ruínas da Capela de Mocambinho, Jaíba/MG; Hospital Cassiano Campolina, Entre Rios de Minas/MG; Edifício do antigo DOPS, Belo Horizonte/MG; Edifício antigo Banco Mineiro de Produção, Belo Horizonte/MG; Escola de Marinheiros, Buritizeiro/MG. Avaliação de pedidos de tombamento estadual. Revisão e complementação de dossiês de tombamento estadual: diretrizes de proteção e perímetros.
Pareceres técnicos (2004-2014) de avaliação de impacto de empreendimentos ao patrimônio cultural para fins de licenciamento ambiental.
Inventário de Proteção ao Acervo Cultural de Minas Gerais (IPAC/MG): Inventário Cultural do Rio São Francisco; Cemitério do Bonfim, Belo Horizonte/MG; bens móveis e integrados de igrejas tombadas em MG; Patrimônio ferroviário do Programa Trens de Minas; Centro histórico de Córregos, Conceição do Mato Dentro/MG; Obras de arte e arqueologia histórica do trecho de estrada Ouro Preto/Ouro Branco; Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte.
Grupos de trabalho: GT Pampulha; GT de instrução de processo de regulamentação da de impactos de empreendimento ao patrimônio cultural encaminhado ao CONEP (2014); GT de revisão da Deliberação Normativa 007/2014; GT Programa de Apoio à Identificação e Restituição de Bens Culturais Desaparecidos.
Outros: Programa de Revitalização de Centros Históricos na América Latina e Caribe (Sirchal - Araçuaí/MG, 2001). Revisão e ampliação do Glossário Quadrilíngüe SIRCHAL/UNESCO (2003). Cursos de capacitação dos municípios (FAT). Termos de Referência. Comissão julgadora. Concurso para Monumento às Vítimas de Brumadinho. Concurso de Fotografia Sebrae. Projetos de captação de recursos para pesquisa. Inventário Nacional de Bens Imóveis - INBI - Serro/MG, 13ª Superintendência Regional do IPHAN. Colaboração no projeto de revitalização da Serraria Souza Pinto (Belo Horizonte/MG) do arquiteto Lizando E. C. Melo Franco. (angeladcanfora@gmail.com)
bachelor's at Arquitetura e Urbanismo from Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix (1994) and master's at Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável from Escola de Arquitetura (2010). Has experience in Urban and Regional Planning, focusing on Urban and Regional Planning, acting on the following subjects: gestão de patrimônio cultural, patrimônio cultural, educação patrimonial, história da arquitetura and tombamento.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
