Publicações no BrCris
 

Maria Gabriela de Carvalho Ribeiro Alves

Gabriela Carvalho é curadora, escritora e pesquisadora na área de artes visuais. Em sua trajetória acadêmica, cursou o bacharelado Artes Visuais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mobilidade acadêmica para a Università degli Studi di Bologna. É Mestre na área de Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atualmente, cursa o doutoramento em Artes Plásticas na Universidade do Porto, é bolseira de Doutoramento pela FCT e investigadora integrada não-doutorada no i2ADS/FBAUP. Em suas pesquisas, interessa-lhe o estudo das monoculturas relacionadas às pragas e ervas daninhas na perspectiva do Plantationceno como meio para uma atuação crítica no campo das artes e da ciência. Em 2011, fundou a Cada Camelo, um espaço independente focado na experimentação de artistas emergentes em Belo Horizonte (BR). Trabalhou como curadora no centro cultural Sesc Palladium (BR) entre 2014 e 2016. Atuou na organização de exposições em diversos espaços transitando entre a cena independente, institucional e comercial da arte. Destacam-se os projetos Festival Camelo de Arte Contemporânea (espaços independentes de Belo Horizonte, 2016/2021), Laboratório Aberto em Palavra e Imagem (BDMG Cultural, 2017), Exposição Maquinações (Oi Futuro Flamengo,Sesc Palladium e Sesc Carmo, 2018), Raiz Weiwei (CCBB, 2019), Revolver (Casa das Artes, 2020). Ministrou os cursos Teorias e práticas curatoriais (UEMG, 2018) e Práticas processuais no espaço expositivo (CEFART, 2018). Atua ainda como analista de projetos na área de artes visuais para diversos órgãos públicos no Brasil.
[EN] Gabriela Carvalho, curator, writer and researcher in visual arts. In her academic career, she studied Bachelor of Visual Arts at Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), with intership to the Università degli Studi di Bologna. She holds a master's degree in Arts from Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Now, she is PhD candidate in Arts at Universidade do Porto, is an FCT Scholarship holder and a researcher at i2ADS/FBAUP. In her research, she is interested in the study of monocultures related to weeds in the perspective of the Plantationceno as a means for a critical performance in the field of arts and science. In 2011, she founded Casa Camelo, an independent space focused on experimentation by emerging artists in Belo Horizonte (BR). Worked as curator at the cultural centre Sesc Palladium (BR) between 2014 and 2016. She worked in the organization of exhibitions in various spaces transiting between the independent, institutional and commercial art scene. Highlights include the projects Festival Camelo de Arte Contemporânea (independent spaces of Belo Horizonte, 2016/2021), Laboratório Aberto em Palavra e Imagem (BDMG Cultural, 2017), Maquinações (Oi Futuro Flamengo, Sesc Palladium and Sesc Carmo, 2018), Raiz Weiwei (CCBB, 2019), Revolver (Casa das Artes, 2020). She taught the courses Curatorial Theories and Practices (UEMG, 2018) and Processual Practices in the exhibition space (CEFART, 2018). She also worked as a project analyst in the visual arts area for several public cultural agencies in Brazil.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •