Natural de Alegrete (RS/Brasil), é Licenciada em Letras (Português/Espanhol e respectivas literaturas), pela URCAMP. Especialista em Língua Espanhola, tem mestrado e doutorado em Letras, com área de concentração em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Fez pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (UDELAR), em Montevidéu. Foi professora da Educação Básica entre os anos de 1999 e 2006. É professora universitária desde 2003. É professora na UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) desde 2006. Atualmente é professora associada, com atuação no Curso de Letras- Línguas Adicionais (Inglês e Espanhol) e no Mestrado Acadêmico em Ensino. Também atuou na implementação do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, sendo a sua primeira coordenadora (entre 2013-2015) e exercendo uma segunda gestão (entre 2017-2019). Coordena a subcomissão de Formação Docente do Campus Bagé. Teve 16 orientações de mestrado, 2 coorientações de mestrado 9 orientações de especialização e 29 orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) concluídas. Atualmente integra duas redes internacionais, a Assessment in Higher Education (AHE) Network e a Red Internacional de Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior (REFYCES). É co-coordenadora do Projeto AME (Acolhimento e Mentoria Estudantil). É líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA/registrado no Diretório de Grupos do CNPq), que apresenta uma perspectiva inter e transdisciplinar. Seus atuais interesses de pesquisa são: permanência estudantil, engajamento e avaliação no Ensino Superior e aprendizagem enriquecida por tecnologias.
graduation at Letras Português Espanhol e Literaturas from Universidade da Região da Campanha (2002), master's at Applied Linguistics from Universidade Católica de Pelotas (2004) and doctorate at Applied Linguistics from Universidade Católica de Pelotas (2009). Has experience in Education, acting on the following subjects: língua espanhola, língua estrangeira, internet, análise do discurso and ensino mediado por computador.