Victor Flavio Sampaio Calabria
Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC (PPGLING-UFC), Mestre em Linguística pelo mesmo Programa, Especialista em Gestão Escolar e Graduado em Letras com habilitação em Português, Italiano e suas respectivas Literaturas na Universidade Federal do Ceará. Professor efetivo de Língua e Literatura Portuguesa na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) , bem como na Secretaria de Educação do Município de Fortaleza (SME), e de Língua Italiana no Instituto Poliglota. Ademais, é professor colaborador de Língua Portuguesa e Redação Oficial da Academia Estadual da Segurança Pública do Estado do Ceará (AESP-CE). Possui interesse na área de Ensino e Aprendizagem de língua materna e estrangeira, com ênfase no Italiano L.E; Formação Inicial de professores de línguas; Formação Continuada de Professores; Estágio Docente; Gêneros Textuais e Ensino - foco na produção de textos - e Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). No âmbito escolar, promove o desenvolvimento do agir argumentativo em textos escolares, entendendo o texto escrito como produto reconfigurado da interação humana que permite o desenvolvimento escolar, acadêmico e profissional. Colaborou com a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE), no ano de 2019, no primeiro ciclo, como redator de língua portuguesa, na escrita do Documento Curricular Referencial do Estado do Ceará para o Ensino Médio, conforme diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Colabora como parecerista da Revista DoCEntes, associada à Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE), Eutomia, dentre outros periódicos.
Has experience in Linguistics, focusing on Applied Linguistics
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos