Publicações no BrCris
 

Daniel Novaes Gomes Pereira

Sou graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2012-Prouni), Especialista em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual pelo Centro Universitário Padre Anchieta, Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (2018-Capes) e Doutor em Educação pela Universidade São Francisco (2022-Capes). Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Histórico-Cultural, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Teoria Histórico-Cultural, transtorno do espectro autista, autismo, formação de professor, pesquisa narrativa, relações de ensino e práticas pedagógicas. No mestrado e no doutorado, fui eleito e assumi a função de representante discente, como consta nos comunicados "CPSE 1/2017 e CPSE 2/2019". Atualmente sou professor voluntário na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sou, também, professor contratado temporariamente como orientador de Trabalho de Conclusão de Curso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSM). Em minha trajetória de trabalho e pesquisa atuei, ainda na graduação, em monitoria de aula extraclasse em um projeto da Fundação Casa (Cedeca), em um centro comunitário de uma região de periferia do interior do Estado de São Paulo. Nesse mesmo período comecei a atuar em uma escola de Educação Especial na função de estagiário e, posteriormente, como professor, momento em que ingressei no mestrado em educação e realizei uma pesquisa da minha própria prática com um aluno com autismo. Nessa escola, atuei durante seis anos em dedicação exclusiva. No Doutorado, me desloquei para a experiência de pesquisa durante um ano letivo em uma escola de Educação Básica, com uma turma de segundo ano do ensino fundamental e com um aluno com autismo. No ensino superior tenho trabalhado com elaboração de material didático para curso de graduação em Pedagogia, para a Pós-graduação (especialização) e tenho participado como curador técnico de material didático. Além dessas vivências e experiências com o campo da Educação e da Educação Especial, tenho me empenhado em pesquisar a respeito da formação do professor e sobre a pesquisa narrativa em decorrência de minha atuação em formação de professores em diferentes municípios do interior do Estado de São Paulo e da região do litoral paulista. O referencial teórico-metodológico que tenho utilizado se constitui a partir de autores como Lev Vigotski, Paulo Freire, Demerval Saviani e Delory-Momberger. Por fim, participo de alguns grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa Relações de Ensino e Trabalho docente (USF), Grupo de Trabalho de Educação Especial da ANPED (GT-15), Grupo de Estudos Sobre autismo, Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as - Epefop (UEM) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Subjetividade e Cultura - Gepesc (Ufscar).
graduation at Pedagogia from Universidade Paulista (2012), master's at Education from Universidade São Francisco (2018) and doctorate at Education from Universidade São Francisco (2022). Has experience in Education, acting on the following subjects: perspectiva histórico-cultural, transtorno do espectro autista, formação de professor, relações de ensino and práticas pedagógicas.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •