Dra. Lia Beatriz de Lucca Freitas
Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação e graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Titular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (CAPES nota 7) da UFRGS. Foi bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi Professora Visitante da University of North Carolina at Greensboro (UNCG), EUA, em 2003/2004 e 2009/2010, com apoio da CAPES. É membro fundadora do Developing Gratitude Research Group. Co-Investigadora Principal do Projeto Transcultural sobre Desenvolvimento da Gratidão em Crianças e Adolescentes, o qual recebeu apoio financeiro da John Templeton Foundation. Foi Chefe do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da UFRGS (2015-2017). Editora Associada da revista Psicologia: Reflexão e Crítica/Psychology: Research and Review, na área de Psicologia do Desenvolvimento (2013-2015). Criou o Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia da UFRGS, em 2006, do qual foi sua primeira Coordenadora. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano. Sua linha de pesquisa visa à promoção do bem-estar e à educação de crianças e jovens, abarcando os seguintes temas: desenvolvimento da gratidão, relações família e escola, valores morais/éticos, projetos de vida. Atualmente, é Consultora Acadêmica.
LIA BEATRIZ DE LUCCA FREITAS is a Professor at the Institute of Psychology at the Federal University of Rio Grande do Sul in Brazil. She gained her PhD in Psychology from the University of São Paulo. Her main interests are in moral development, the construction of values, and in the development of gratitude in children and adolescents. She has authored The production of ignorance at school and The theory of morality in Jean Piagets work: An unfinished project, both published in Portuguese, and has co-editored with Jonathan Tudge Developing gratitude in children and adolescents (Cambridge University Press). She has been a visiting scholar at the University of North Carolina at Greensboro, USA, in 2003/2004 and 2009/2010.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos