Gilberto Machel Veiga D'Angelis
Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural (UFSCAR), especialista em Sistemas Agroflorestais Urbanos, Permacultor e Indigenista.
Atua junto a populações e comunidades indígenas há 15 anos pela ONG KAMURI, da qual é cofundador (www.kamuri.org.br). Desde 2012 une agroecologia, agrofloresta e permacultura aos saberes tradicionais indígenas, como ferramentas de empoderamento, resgate e fortalecimento das culturas ancestrais. Desde 2015 vem sistematicamente pesquisando e desenvolvendo Sistemas Agroflorestais em áreas urbanas e desenvolvendo agricultura e agroflorestas em micro e "nanoescalas", visando demonstrar o potencial produtivo e de regeneração ambiental que estes sistemas podem promover nos ecossistemas urbanos. Em 2019 fundou a SinTrópicos - Consultoria Agroflorestal, empresa através da qual desenvolve trabalhos e pesquisas no campo da agricultura ecológica e permacultura, visando o empoderamento e emancipação sociais de comunidades humanas vulneráveis, em contextos urbanos e rurais.
Com formação multidisciplinar, entende que a ciência tem como função melhorar a vida humana e, dessa forma, só faz sentido na medida em que o trabalho acadêmico possa subsidiar mudanças sociais efetivas. Tem interesse em: agricultura sintrópica, sistemas agroflorestais sucessionais, agroecologia, agrofloresta em microescala, agroflorestas e agricultura urbana, indigenismo e agriculturas tradicionais e ancestrais, sementes tradicionais e crioulas, ecologia, permacultura e sistemas complexos.
Trajetória: Iniciou sua formação e carreira científica como Técnico em Bioquímica ainda na adolescência, onde fixou seu entusiasmo pela pesquisa básica no campo das ciências naturais e sua paixão por laboratórios e pela investigação científica. Ingressou em Linguística na graduação com forte interesse pela investigação do campo das ciências cognitivas, em especial os estudos de interface entre mente, cérebro e linguagem. Após o término de sua graduação, realizou formações paralelas em diversas áreas, particularmente as ligadas ao campo da Sustentabilidade, como Permacultura e Sistemas Agroflorestais, especializando-se nas técnicas de manejo florestal desenvolvidas por Ernst Götsch, sob o nome de Agricultura Sintrópica. Desde então, passou a dar Cursos e Formações em Design para Assentamentos Humanos Sustentáveis (PDCs - Permaculture Design Course) e iniciações em Agricultura Sintrópica.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
